JESUS E O ERRO

JESUS E O ERRO

26/05/2022 Juventude 0

Jesus, educador por excelência, sabia da importância do erro no processo de amadurecimento do ser humano.

O ser humano comete erros por diversos motivos: falta de conhecimento sobre determinado assunto, percepção errada sobre a situação vivida, medo de tomar a atitude correta.

Em todas as oportunidades que surgiram, Jesus usou esses três motivos para educar seus discípulos e assistidos.

Pregou as verdades espirituais, ensinando conceitos profundos sobre a psicologia e espiritualidade por meio de pregações, sendo o Sermão da Montanha a mais profunda dentre todas.

Através de suas parábolas, ensinou a população a agir de forma correta a partir da compreensão exata das inúmeras situações em que vivemos no dia a dia.

Seu exemplo de coragem ao enfrentar os poderosos, os preconceitos e as perseguições gratuitas, provou que a fé, mãe da coragem, sempre nos leva a atitudes corretas.

Jesus entendia que o erro gera consequências negativas que servem apenas e tão somente para que a pessoa que o cometeu possa refletir e aprender, conscientemente, sobre como agir com acerto de uma próxima vez.

Tanto é que, quando ele percebia que a pessoa tinha aprendido com o próprio erro, Jesus dizia: vá e não erre mais.

Em momento nenhum Jesus julgou quem cometeu um erro, pelo contrário, sempre acolheu aquele que errou, mostrando o caminho para a aprendizagem.

Fez isso até mesmo com os seus discípulos, em especial com Pedro, momentos antes de ser preso.

Pedro disse que não deixaria que nada acontecesse com ele, mas Jesus, calmamente, lhe disse:

– Na verdade, antes que o galo cante três vezes, você me negará.

De fato, após ser preso, Pedro foi reconhecido como seguidor de Jesus, o que ele prontamente negou, com medo de também ser preso.

Apesar desse erro, Pedro se tornou o principal líder dos discípulos após a morte de Jesus, conduzindo-os com sabedoria e paciência, até plantar o evangelho de Jesus no seio de Roma, por amor ao Mestre, seu guia e mentor, a quem nunca mais negou.

Pedro aprendeu com os próprios erros ao estudar os ensinamentos de Jesus, ao compreender as situações difíceis em que vivia e ao desenvolver a sua coragem, baseada na fé em Deus e em Jesus.

Jovem! Errar faz parte do processo de ensino-aprendizagem. O erro é natural para quem se dispõe a aprender algo novo. Se até mesmo os discípulos de Jesus erraram, nós também vamos errar. O segredo é não se penitenciar com o erro cometido, mas aprender com ele para que possamos amadurecer e crescer espiritualmente.

Vinicius Del Ry Menezes