JESUS E O EXEMPLO

JESUS E O EXEMPLO

18/04/2024 Juventude 0

Reclama-se muito sobre a falta de educação moral das pessoas hoje, mas se esquecem de que é por meio do exemplo que ela é aprendida, assim como Jesus, um dia, a ensinou.

Durante uma discussão com os fariseus, que tentavam de tudo para comprometê-lo, Jesus lhes deu diversas lições sobre a educação moral e, em dado momento, disse:

– Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vocês fazem o que também viram junto de seus pais.

Essa lição se divide em duas partes.

Na primeira parte, Jesus diz que tudo o que ele ensina é o que ele aprendeu das leis divinas. Considerando-se que o Mestre era amor puro, perdão puro, trabalho incessante no bem, Deus fora o grande exemplo que ele seguiu.

Na segunda, Jesus compara a sua aprendizagem com a dos fariseus, demonstrando que eles aprenderam a ser mesquinhos, vis, torpes e corruptos vendo os próprios pais agindo dessa forma.

Ou seja, Jesus demonstra que para se ensinar a educação moral não são necessárias palavras difíceis para florear conceitos densos e impenetráveis, pelo contrário, a educação moral ensina-se pelo exemplo prático das ideias defendidas.

Jesus ensinou as bem-aventuranças, alegrando-se diariamente.

Jesus ensinou a fé a Deus, entregando-se à vontade do Pai.

Jesus ensinou o perdão, intervindo para que Deus perdoasse os seus algozes.

Jesus ensinou o trabalho, trabalhando enquanto os outros descansavam.

Jesus ensinou o amor, amando a toda a humanidade.

Hoje, muitos pais, mães, professores, políticos reclamam que a juventude não aprendeu os valores morais necessários.  

Não é que a juventude não tenha aprendido, é que muitos não tiveram os exemplos práticos.

Pais que ensinam a concórdia com os amigos, brigando entre si dentro de casa.

Professores que ensinam os alunos por meio de humilhações e rebaixamentos.

Políticos que defendem causas sociais durante as campanhas eleitorais, roubando dinheiro público durante os mandatos.

Amigos que se dizem amigos, embora invejem uns aos outros.

Lindas teorias sobre preservação do meio ambiente, sobre cultura de paz, sobre inclusão, ensinadas por quem desmata, violenta e exclui.

O exemplo é que ensina a moral.

Tanto é verdade que Jesus veio para exemplificar a teoria, pôr em prática o amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Essa teoria já estava posta anteriormente por Moisés e os outros profetas de diferentes regiões e etnias.

Mas essa mesma teoria nunca foi o suficiente para tocar os corações de todos, ao contrário da prática, da vivência, do exemplo vivo de que é possível, sim, amar, perdoar, pacificar, socorrer e elevar.

Jovem! Jesus é o grande exemplo de educação moral que todos precisamos seguir. Ele não é uma figura inatingível, pelo contrário, ele é a meta de evolução moral que um dia chegaremos. Mas, para isso, é necessário tê-lo como exemplo prático e vivenciar as atitudes dele em nosso dia a dia. Escolha um dos exemplos práticos do Mestre para vivenciá-lo todos os dias. Depois vá ampliando-os. Assim, um dia, a educação moral se fará plena em nós e nos tornaremos exemplos para aqueles que nos cercam.

Vinicius Del Ry Menezes