JESUS E O EGO FERIDO

JESUS E O EGO FERIDO

18/08/2022 Juventude 0

Jesus recebeu Salomé, mãe dos apóstolos João e Tiago. Jesus perguntou a ela:

– O que deseja?

– Ordene – ela respondeu – que meus dois filhos que aqui estão tenham assento em seu reino, um a sua direita e o outro a sua esquerda.

Naquela época, era comum achar que o reino de Deus era, de fato, um reino físico, e não uma metáfora sobre o plano espiritual.

Calmamente, Jesus perguntou a João e Tiago:

– Vocês podem beber a taça que eu beberei?

Metaforicamente, a taça representa os problemas, as dores e as dificuldades pelas quais Jesus passaria. João e Tiago responderam que sim. Jesus continuou:

– É verdade que vocês beberão a taça que eu beberei. Mas quanto a sentar a minha direita e a minha esquerda não cabe a mim decidir isso. Isso será decidido pelo meu Pai.

Os outros dez apóstolos ouviram isso e ficaram extremamente indignados contra os dois irmãos.

É que na verdade, eles ficaram com o ego ferido. Quem eles eram para sentarem-se ao lado de Jesus? Como eles ousavam pedir tal coisa? Por que eles se achavam melhores do que os demais para tal privilégio? Esses foram alguns dos pensamentos que se passaram pelas mentes dos demais apóstolos.

O orgulho, filho do egoísmo, faz com que cada um de nós tenha uma visão deturpada sobre nós mesmos.

É o orgulho que nos faz sentirmos mais importantes do que o outro.

É o orgulho que nos impede de perdoarmos o próximo.

É o orgulho que nos fecha as mãos para a caridade.

É o orgulho que nos empodera em situações nas quais não temos poder nenhum.

É o orgulho que nos impede de pedirmos desculpas quando erramos.

É o orgulho que nos torna injustos com o nosso próximo.

É o orgulho que nos divide em seitas religiosas, partidos políticos e castas sociais.

É o orgulho, enfim, que nos impede de sermos realmente felizes, porque o orgulho faz com que a todo momento sejamos pessoas preocupadas com a opinião alheia em relação a nós.

Ao perceber que os seus discípulos estavam com o orgulho ferido, e revoltavam-se contra dois irmãos do apostolado, Jesus chamou-os a si, dizendo:

– Vocês sabem que os príncipes das nações as dominam, e que os grandes a tratam como um império. Não deve ser assim entre vocês. Aquele que quiser se tornar o maior, seja o seu servidor. Aquele que quiser ser o primeiro, que seja o escravo. Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida pela redenção de muitos.

Jovem! Jesus viveu humildemente: curou, ensinou, abençoou e até mesmo lavou os pés dos próprios discípulos. Foi preso, torturado e crucificado sem se revoltar. Tudo isso para dar o testemunho de que o orgulho é o grande defeito que impede que a humanidade evolua e seja feliz. Analise em quais momentos e em quais situações o seu ego fica ferido para que, assim, você possa, aos poucos, ir trabalhando o seu interior de modo que a humildade se agigante em seu ser e as dores do ego ferido desapareçam.

Vinicius Del Ry Menezes