JESUS E ISMAEL

JESUS E ISMAEL

08/09/2022 Juventude 0

Quando Jesus decidiu transportar o centro espiritual do mundo da Palestina para outro país, ele optou pelas terras americanas, ainda por serem descobertas.

Era o auge da Idade Média. A criminalidade tomava conta do mundo. O seu evangelho de amor era esquecido, quando não deturpado a favor da corrupção.

Por isso, era preciso reavivar no coração dos homens as luzes do amor e da caridade. Já que a nação destinada a ser o centro espiritual do mundo falhara em preservar e expandir o seu evangelho, era necessário que uma nova nação assumisse esse papel.

Assim, diante de uma terra virgem e fértil, povoada por índios humildes, e sob a constelação do Cruzeiro, Jesus decidiu que um novo país ali surgisse com a missão de ser a Pátria do Evangelho, o Celeiro do Mundo. Esse país é o Brasil.

E para colocar em prática esse plano, Jesus chamou Ismael*, um espírito altamente evoluído para ser o mentor espiritual do nosso país.

Sob o lema “Deus, Cristo e Caridade”, Ismael iniciou logo os trabalhos. Todos os grandes lances históricos da formação e condução do Brasil foram presididos por Ismael.

A vinda dos missionários Padre José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, trazendo o evangelho de Jesus, que se espalhou rapidamente pelas terras brasileiras.

Os bandeirantes que interiorizaram o país, descobrindo novas terras.

Os inconfidentes, espalhando a ideia de uma nação independente de Portugal.

A vinda da família real portuguesa, como forma de trazer um impulso econômico e social.

A independência, sem uma guerra fratricida.

Dom Pedro II, espírito missionário, altamente evoluído, responsável por organizar o país como uma nação de fato.

A proclamação da república, no momento em que o Brasil atingia a sua maioridade espiritual enquanto nação.

O nascimento de Dr. Bezerra de Menezes, responsável pela iniciação da Doutrina Espírita no País.

Claro que em muitos desses lances, algumas figuras histórias cometeram erros e desacertos.

Talvez o maior erro de todos tenha sido a vinda dos africanos como escravos.

Ismael tinha determinado que os africanos viessem para ajudar a construir o novo Brasil, mas não era para eles virem como escravos.

De coração apertado, Ismael se dirigiu a Jesus, que o consolou com as seguintes palavras:

– Ismael, acalme-se para que possa cumprir o sagrado dever que lhe foi confiado. Você sabe que os homens têm a sua responsabilidade pessoal nos feitos que realizam em suas existências isoladas e coletivas. Lembre-se que cada um receberá de acordo com os seus atos. A colaboração entre os povos deveria ser de forma amorosa. Os povos que praticarem esse crime de escravidão sofrerão o mesmo martírio no futuro. Os homens ainda não aprenderam que a evolução se processa pela pratica do bem e que eu ensinei: ame o seu próximo com a si mesmo.

De coração leve e esperançoso, Ismael continuou, e ainda continua, à frente de todos os grandes lances históricos de nosso país.

Jovem! O Brasil é um país que está intimamente ligado ao coração de Jesus, bem como está organizado espiritualmente por Ismael. Por isso, não se angustie pelo cenário político conturbado. Cada figura pública será responsável pelos seus próprios atos, assim como cada senhor de escravo foi responsabilizado no passado. Faça a sua parte em prol do desenvolvimento do Brasil a partir do lema Deus, Cristo e Caridade. E deixe que o resto Ismael organiza.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura do livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” ditado pelo espírito Humberto de Campos e psicografado por Chico Xavier.