JESUS E ALGUMAS LIÇÕES

JESUS E ALGUMAS LIÇÕES

01/02/2024 Juventude 0

Jesus chegara em Betânia e alojara-se na casa de Lázaro. Faltavam dois dias para a Páscoa e o Mestre sabia que seria preso dentro em breve.

Durante o jantar, Maria, irmã de Lázaro, pegou um frasco de perfume caríssimo e passou o líquido pelos cabelos de Jesus, perfumando-os. O delicioso aroma espalhou-se pela casa, deliciando a todos os presentes.

Mas, alguns revoltaram-se contra Maria. Um disse:

– Mas que desperdício. Esse perfume poderia ser vendido por 300 denários e o dinheiro distribuído aos pobres.

Percebendo isso, Jesus disse:

– Por que vocês perturbam essa mulher? Ela fez uma boa ação para comigo. Os pobres vocês sempre terão com vocês e poderão ajudá-los. Mas a mim nem sempre vocês terão. Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento.

Todos se calaram.

Há nessa passagem diversas lições.

Primeira. Jesus, a humildade em pessoa, o Mestre dos mestres, o Messias, o Cristo, o ser mais evoluído do planeta Terra, aceita, agradecido, o gesto de amor e carinho que Maria lhe fazia.

Hoje, muitos de nós, orgulhosos, não aceitamos a ajuda de que necessitamos e aprofundamos cada vez mais os nossos problemas.

Segunda. De fato, aquele dinheiro poderia ser usado para ajudar os pobres. Mas Jesus já o tinha feito em todos os momentos de sua vida. E faltando dois dias para ser morto, o Mestre se permite um momento de autocuidado. Afinal, ele ensinara amar o próximo como a si mesmo. Naquela hora, ele demonstrava o significado do amar a si mesmo, que nada tem a ver com envaidecer-se ou orgulhar-se.

Hoje, muitos de nós, inseguros, não compreendemos a importância do autocuidado, do autoamor, e fazemos tudo pelo outro esperando que o outro faça tudo de volta para nós. Ou seja, agimos não de forma caridosa para com o outro, mas na expectativa de receber de volta aquilo que deveríamos fazer por nós mesmos.

Terceira. Maria poderia ter vendido aquele perfume e ficado com o dinheiro para ela, o que seria justo, porque o perfume lhe pertencia. Mas aquela foi a maneira que ela encontrou de demonstrar seu amor, seu carinho e sua gratidão para com Jesus. Isso mostra que a caridade começa em casa, ou seja, com as pessoas do nosso círculo íntimo.

Hoje, muitos de nós, envaidecidos, frequentamos centros espíritas, igrejas católicas, templos evangélicos, ONGs, praticando a caridade para com o próximo, fotografando-nos e postando nossas ações em redes sociais on-line, mas em casa não prestamos a mínima atenção em nossos afetos mais íntimos.

Quarta. Os presentes, enciumados, fingiram se preocupar com os pobres, porque no fundo eles desejavam para si aquele perfume. Não à toa, Jesus sai em defesa de Maria, alegando que nunca faltariam pobres para eles ajudarem, ao contrário dele que morreria dali a dois dias.

Hoje, muitos de nós, preocupados, alegamos saber como resolver todos os problemas sociais, reclamamos do governo, criticamos as decisões tomadas por pessoas e entidades que abraçam uma causa social, ao invés de agirmos no bem, pois no fundo esperamos, passivos, que alguém resolva tudo por nós.

Jovem! Perceba quantas lições atuais uma única passagem na vida de Jesus nos traz. Por isso, estude o Evangelho de Jesus. Você se surpreenderá com a quantidade de soluções para os problemas que enfrentamos!

Vinicius Del Ry Menezes