JESUS E A RENOVAÇÃO

JESUS E A RENOVAÇÃO

04/04/2024 Juventude 0

Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, disse Jesus. Mas para que a tenhamos de forma plena é necessário que haja a renovação do Espírito.

Jesus, o caminho, a verdade e a vida, aquele que nos conduz ao Pai Misericordioso, propõe, incessantemente, em seus ensinamentos, que todos nós façamos um esforço íntimo para nos melhorarmos e, assim, evoluirmos.

Embora muitos leiam seus ensinamentos, a maioria ainda tem dificuldade de colocá-los em prática, porque se apegam mais à letra do que ao espírito das lições.

Desse modo, diversas pessoas recitam suas palavras, mas não sentem em seu íntimo a lição vibrando e renovando o próprio ser.

Por isso, muitos dizem que as lições são lindas, mas impraticáveis. Que são belas, mas que ninguém consegue aplicá-las. Outros, que tentam, mas que não conseguem por serem difíceis.

O que Jesus propõe é justamente que as suas lições palpitem no íntimo de cada um para que a renovação espiritual se faça, atingindo a plenitude, que é a vida em abundância.

Não faltaram exemplos nesses dois mil anos de como essas lições são práticas e resolvem todos os problemas diários. Vejamos alguns exemplos.

A começar, pelos próprios apóstolos: Pedro, João, Tiago e os demais que se renovaram a ponto de espalharem suas lições pelo mundo conhecido de então.

Maria de Magdala cuja renovação íntima lhe conferiu destaque moral, a ponto de o Mestre primeiro aparecer a ela, após seu desencarne.

Estevão, o primeiro mártir do cristianismo nascente.

Joana de Cusa, queimada viva em uma fogueira, perdoando seu algoz, porque o Mestre lhe ensinara a perdoar os inimigos.

Os demais mártires, que se deixaram matar nas arenas de pão e circo, demonstrando uma coragem moral a que poucos se entregam.

Um batalhão de servidores anônimos, perseguidos, injustiçados, despojados de bens, muitos deles assassinados, que nunca se entregaram à revolta, à dor, à lamentação, pelo contrário, encontraram a felicidade diária nas pequenas alegrias da vida, demonstrando fé no Evangelho de Jesus.

Padres, religiosos, médiuns que dia a dia ajudaram o próximo em nome Jesus.

Francisco de Assis, Clara, Madre Teresa, Santa Dulce, Chico Xavier, Divaldo Pereira e tantos outros que os auxiliaram e os auxiliam nos bastidores, provando que a mensagem do Cristo é plenamente viável de ser aplicada no dia a dia.

E não poderíamos deixar de citar Paulo de Tarso, aquele que iniciou a perseguição aos cristãos, responsável pelo assassinato de Estevão, que, às portas da cidade de Damasco, foi chamado pelo próprio Mestre a se renovar, em espírito e verdade, e, após esse encontro, tornou-se o maior divulgador do Evangelho de Jesus. Mas não antes de renovar-se em espírito pelas lições do Cristo.

Não à toa, em sua carta aos Efésios, Paulo escreveu que “quanto a antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do homem velho, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do homem novo, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”.

Jovem! Deixe o Evangelho de Jesus palpitar em seu coração, de modo que você sinta a verdade renovando o seu ser. Estude os ensinamentos de Jesus, reflita como eles podem ser aplicados em suas atividades diárias e atue de acordo com essas lições. Da reflexão à ação, a renovação acontecerá naturalmente, suavemente, de maneira que cada dia você se tornará uma pessoa melhor, plena, com vida e vida em abundância.

Vinicius Del Ry Menezes