JESUS E A PROPAGANDA

JESUS E A PROPAGANDA

30/03/2023 Juventude 0

E Jesus deu uma aula sobre propaganda ao dizer: não se acende uma vela para colocá-la sob a mesa, mas colocam-na sobre um candelabro, a fim de que clareie todos aqueles que estão na casa.

A vela, como símbolo dos seus ensinamentos, deve ser colocada em local propício para que ilumine todos os que estiverem próximos.

A suavidade da luz da vela indica que esses ensinamentos não devem ofuscar aqueles que estiverem no ambiente.

O candelabro representa o objeto ideal para que a vela possa cumprir, até o fim, com a sua tarefa de iluminar o ambiente.

Por fim, a luz da vela ilumina adequadamente todos aqueles que estão na casa, ou seja, que lá vivem por opção.

Hoje, muitos propagam os ensinamentos de Jesus de forma completamente contrária ao que o Mestre ensinou.

Muitos transmitem as verdades espirituais violentando as consciências de quem tem dificuldade de entendê-las, como se esses ensinamentos fossem holofotes ofuscantes. Não à toa, muitos fecham os olhos para as verdades do Evangelho.

Outros se utilizam de objetos completamente inadequados à propagação dessas verdades, em especial o dinheiro, pois vendem os ensinamentos a preço de ouro, quando não vendem objetos supostamente sagrados, tirando dinheiro de pessoas humildes.

Por fim, diversas pessoas pregam as verdades espirituais em ambientes completamente inadequados, onde muitos estão presentes por motivos outros, promovendo a desordem e o afastamento de quem não quer estas verdades.

Acrescente-se que a vela é acesa quando está escuro, ou seja, de noite, em hora adequada, mas, hoje, muitas pessoas pregam em horários inoportunos.

Claro que a maioria dessas pessoas que pregam em locais e horas inapropriadas, desrespeitando o direito de escolha e a consciência dos presentes, são pessoas bem intencionadas, que realmente desejam espalhar as verdades espirituais por acreditarem nela.

A propagação, porém, para ser efetiva, deve ser suave, adequada ao grau de entendimento de quem a procura, realizada na hora e no local apropriado.

Lembrando que a melhor forma de propagação é ser um exemplo vivo dos ensinamentos de Jesus.

O Mestre ensinava pelo seu exemplo e somente depois pelas suas palavras.

O Mestre vivia o que ensinava. Não à toa, os seus ensinamentos estão vivos até hoje, embora ele mesmo nada tenha escrito durante sua vida.

Jovem! Propague sim os ensinamentos de Jesus. Mas para quem lhe pedir, no local e na hora certas, de forma adequada ao nível de compreensão de quem lhe perguntou. Não violente, não imponha, não obrigue o outro a acreditar no que você acredita. E lembre-se: a melhor forma de educar é exemplificar. Portanto, seja um exemplo vivo dos ensinamentos de Jesus, pois assim você será uma suave luz de vela, iluminando a todos que estiverem próximo a você.

Vinicius Del Ry Menezes