JESUS E A ÉTICA

JESUS E A ÉTICA

29/07/2021 Juventude 0

Jesus é a expressão da Ética Universal. Resumidamente, e dentro da nossa concepção ainda limitada, ética é o estudo da conduta do ser humano em relação às normas, considerando-se o bem e o mal. 

Se em toda sociedade há um conjunto de valores, normas e regras que organizam a convivência do grupo, a ética é justamente o estudo desses princípios de modo que os membros dessa sociedade possam viver em equilíbrio e bem-estar uns com os outros.

Enquanto nós, seres humanos ainda cheios de imperfeições, precisamos estudar os princípios éticos e nos dedicarmos a eles com afinco, Jesus, o ser mais perfeito nascido nesse planeta, é o maior professor sobre o assunto.

Enquanto nós discutimos se isso é certo ou errado a partir de nossos pontos de vistas mesquinhos, Jesus sabe o que é certo ou errado a partir do ponto de vista universal.

Enquanto nós acreditamos que a nossa liberdade de escolha é um direito de fazer o que se deseja, Jesus sabe que a liberdade verdadeira é o cumprimento fiel do seu dever.

Enquanto nós inventamos argumentos falsos para que as verdades universais se moldem aos nossos caprichos, Jesus é a expressão do maior fato da vida: somos seres imortais destinados à perfeição e o único caminho para tal é por meio da Ética Universal, ou seja, do nosso respeito para com o próximo.

Hoje, a sociedade imediatista, materialista, efêmera e iludida cria falsos argumentos éticos para justificar o egoísmo. Egoísmo e ética são conceitos opostos, já que a ética pressupõe o altruísmo como forma de um ajudar o outro para que todos vivam bem. Contraditoriamente, muitos egoístas utilizam-se do discurso da ética para se justificarem.

Pais terceirizam a educação moral de seus filhos sob a desculpa de que se dedicam ao trabalho material por ser preocuparem com suas crianças, sem revelarem que no fundo temem perder as boas condições de vida.

Professores corrompem alunos disseminando teorias equivocadas sob a desculpa de que eles devem conhecer de tudo, sem revelarem que no fundo esperam que esses alunos se tornem seus “escravos” teóricos.

Amigos são ótimos companheiros de baladas, festas e rolês sob a desculpa que fazem parte da mesma comunidade, sem revelarem que na primeira dificuldade que o amigo atravessar o abandonarão a própria sorte.

Profissionais fingem trabalhar em ambientes acolhedores e inclusivos, sem revelarem que a competitividade destrutiva está por detrás de todas as ações “altruístas” do grupo.

Empresas adotam discursos socialmente relevantes, sem revelarem que estão preocupadas tão somente com o aumento do lucro para seus acionistas.

Políticos de todas as matizes fingem preocuparem-se com o povo simples e sofrido, sem revelarem que o desejo é manter esse povo na miséria para que possam manter o seu “poder” sobre eles.

Líderes religiosos encantam os fiéis com seus discursos ardorosos, sem revelarem que seus ideais são puramente materialistas e visam o poder terreno.

Enfim, egoístas deturpam os ensinamentos de Jesus para darem uma roupagem ética aos seus atos mesquinhos e, por vezes, violentos.

A ética, sendo a reguladora da vida em sociedade, é sinônimo de respeito ao próximo e, por conseguinte, de amor ao próximo. Quem verdadeiramente age de acordo com a ética, age em respeito ao próximo, e isso não deixa de ser uma espécie de amor.

Por isso Jesus disse: ame o próximo como a si mesmo. Pois quem respeita o próximo, jamais fará a ele algo que não gostaria de sofrer em si próprio.

Jovem! Ética não é um conceito morto apenas para ser estudado em aulas de filosofia e sociologia. Ética é respeito ao próximo. Ética é atitude de todo dia, de todas as horas, sejam elas felizes ou tristes. Ética é agir para que o outro tenha os mesmos direitos que você tem, nem que para isso você tenha que repartir os seus privilégios. Ética é praticar o bem, mesmo que o próximo só faça o mal. Jesus nos deu o exemplo de que ser Ético é possível. Cabe a nós segui-lo.

Vinicius Del Ry Menezes