JESUS E A CORAGEM MORAL

JESUS E A CORAGEM MORAL

15/09/2022 Juventude 0

Durante o Sermão da Montanha, Jesus disse a seguinte frase:

– Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados*.

Ainda hoje, essa frase é mal interpretada por muitas pessoas, já que a maioria acredita que Jesus endossava o sofrimento.

Não. Jesus não endossava o sofrimento. Jesus apenas acolhia aqueles que sofriam, ajudando-os a enfrentarem, com coragem, a dor que os afligiam.

Jesus sabia que as dores pelas quais passamos são os resultados de ações equivocadas que tomamos nessa encarnação ou nas anteriores.

Por isso, o Mestre também sabia que as dores, sejam elas quais forem, têm por objetivo educar o espírito em sua evolução moral.

A dor nada mais é do que um mecanismo que ajuda o espírito a refletir em quais atitudes, pensamentos e sentimentos ele deve se melhorar.

Uma doença é uma ótima oportunidade do espírito valorizar o próprio corpo físico e repensar as atitudes que o levaram à crise.

Uma demissão é uma ótima oportunidade do espírito repensar as próprias atitudes em relação aos demais colegas de trabalho.

Uma morte em família é uma ótima oportunidade do espírito estudar os aspectos espirituais da vida.

Uma violência sofrida é uma ótima oportunidade do espírito transcender a própria raiva, transformando-a em amor ao próximo, por meio da caridade.

Cada dor traz uma lição.

Cabe a cada um de nós procurarmos o ensinamento.

Quem procura esse ensinamento, cedo ou tarde, o encontra. E essa é a consolação prometida por Jesus.

Portanto, ao dizer que felizes são os que sofrem porque serão consolados, Jesus incentivava que cada pessoa procurasse a lição que aquela dor lhe trazia, pois o ensinamento é a consolação.

Infelizmente, ainda hoje, a maioria não compreende essa dinâmica e é por isso que a maioria se revolta contra a dor, piorando-a.

Alguns se revoltam tanto que partem para a violência contra o outro, por meio de xingamentos, agressões, crimes e até assassinatos.

Outros se revoltam tanto que partem para a violência contra si próprios, abusando de drogas, álcool, sexo, deprimindo-se ou suicidando-se.

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Felizes são os que procuram a causa de suas dores, porque aprenderão com elas e se tornarão pessoas melhores.

No entanto, para conseguir isso, é necessária a coragem moral, aquela coragem de assumir a dor e aprender com ela. E o evangelho de Jesus, do início ao fim, é um grande roteiro de como ter essa coragem moral.

Jovem! Coragem ao enfrentar as dores pelas quais você passa. Procure os ensinamentos que elas te trazem ao espírito. Não se revolte. Aprenda. Busque ajude com os seus pais, responsáveis, professores, líderes religiosos, psicólogos e médicos. Leia o evangelho de Jesus. Acredite, ao término dessa busca, você será consolado.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura do capítulo 05, Bem-aventurados os aflitos, do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, para o aprofundamento dessa questão.