CURIOSODADES DAS ESCOLAS BUDISTAS

CURIOSODADES DAS ESCOLAS BUDISTAS

29/08/2022 Amor e Luz 0

Mahayna significa grande veículo, foi o nome atribuído ao desenvolvimento popular do budismo, que foi criado séculos após a morte de Buddha.

Três correntes principais do Budismo se espalharam inicialmente pela Ásia, teve e mantém a seguinte divisão:

1 – Para o Sul – o chamado Theravada, que se espalhou para o Sri Lanka, Índia, Laos, Miyanama Laos, Camboja e Vietnã.

2 – Para o Norte – o chamado Mahayama, do período inicial, intermediário, e períodos posteriores se espalhou para a China, Península Coreana e Japão. Existe hoje principalmente no Japão o chamado Budismo Fundamental ou Original que responde a uma sua derivação.

3 – Para o Leste – o chamado Tibetano, ou o chamado Theravada, que se espalhou principalmente pela Europa e Estado Unidos a partir do século XX.

Encontramos no Brasil, atualmente as três correntes, que são totalmente independentes entre si, porém com o mesmo objetivo: tornar o ser humano melhor e ajudá-lo a conseguir a eliminação dos carmas, do sofrimento e atingir o nirvana.

A escola Mahayama busca atingir o estado de Buda, além de concentrar-se no sofrimento visando transcende-lo. Consistem as correntes do Budismo em rituais, orações, rosários e sinos, além de terem originado uma enorme quantidade de entidades espirituais, diversos Budas como o Amithaba, ou Buda da Compaixão, Avalokitesvara, ou Buda Bondoso, e o Maitreya, que seria o Renovador do Dharma e da própria doutrina, O Louvado.

Vários seguimentos religiosos aguardam a vinda do Messias “Como um Ser Que Oferecerá a Toda a Humanidade as Respostas Necessárias e que irá Ainda Transcender ao Nirvana ou Paraíso, Onde Agruparia em Sua Sábia Filosofia, Todas as Religiões do Mundo, Extinguindo Todos os Seguimentos Religiosos, e, portanto Congregar Todos Diante de um Único Deus”.

 Monge Budista