ALIMENTE A AUTOESTIMA DE SEU FILHO

ALIMENTE A AUTOESTIMA DE SEU FILHO

01/08/2022 Amor e Luz 0

Pequenos gestos do dia-a-dia podem ajudar as crianças a ser mais seguras e confiar em si mesmas. Você pode ajudar!

Dicas para o dia-a-dia (*):

· Mesmo que seu filho seja um bebezinho, comece a “trabalhar” por ele e aplauda qualquer de seus gestos: a gargalhada, o engatinhar, o sucesso quando alcança um objeto. Não economize nos elogios!

· Se seus filhos são como os meus, certamente adoram desenhar. Pendure alguns dos desenhos deles em seu quarto, na cozinha, no escritório ou mesmo na porta da geladeira. Isso também significa um aplauso!

· Quando seu filho estiver tristonho, tire da gaveta as fotos ou o vídeos das festinhas de aniversário. Nessas ocasiões ele é sempre o centro das atenções e irá se dar conta de como é querido.

· Ensine a seu filho o famoso “amar a si próprio”: sente-se com ele e peça que escreva uma lista das qualidades que aprecie nele mesmo. Depois solicite que relacione as partes mais bonitas do próprio corpo. Em seguida sugira que faça uma lista dos amigos. Nessa brincadeira produtiva você pode incluir sentimentos, habilidades, talentos, etc.

· Pergunte por que motivo os amigos gostam dele: uma série de qualidades certamente será verbalizada. EU sou capaz!!! EU posso!!! Ensine seu filho a confiar no próprio taco!

Estimule as crianças a escrever um diário contando as experiências positivas que já vivenciaram! Acredite: com essas atitudes simples, a criança adquire força. Então, seja sempre positiva!

Beatriz Luna

Jornalista é mãe de três crianças

(*) Baseado na obra ‘The Field Guide to Parenting”, em tradução livre, “Guia prático com campo na educação de filhos”. Este livro ainda não tem nesta data versão em português.

Linda de Fátima