JESUS E O LAR

JESUS E O LAR

04/08/2022 Juventude 0

Jesus, por mais atividades que tivesse fora de casa, nunca perdia a oportunidade de voltar ao lar.

Dormia na casa dos apóstolos, em especial na de Pedro, onde podia ensinar aos seus discípulos de forma mais íntima.

Comia na casa dos fariseus, ensinando-os as verdades espirituais, apesar de sofrer diversas humilhações por parte deles.

Vivia na casa dos doentes, levando a saúde física e mental para os desenganados do mundo.

Descansava na casa dos amigos, enchendo os corações dos outros com a sua alegria contagiante.

Festejava na casa dos parentes, produzindo milagres como nas Bodas de Caná.

Embora não tivesse uma casa para chamar de sua, possuía muitos lares dispostos a recebê-lo.

Jesus nunca se preocupou com os bens materiais porque já tinha conquistado os bens mais importantes: os espirituais.

Por isso, mesmo não tendo uma casa física, nunca ficou desamparado porque, em qualquer ambiente em que chegava, tornava aquele lugar um verdadeiro lar, no sentido mais profundo dessa palavra.

O lar é aquele ambiente em que a pessoa consegue ser ela mesma, sem máscaras, sem os jogos das aparências, de modo que o seu eu mais profundo aflora, tornando-a feliz por ser quem ela é. Sendo assim, o lar é aquele local em que a pessoa pode se fortalecer intimamente para os grandes desafios que ela enfrenta ou enfrentará fora de casa. Fortalecida intimamente, a pessoa age no bem de si própria e no bem dos outros.

Jesus, pela sua evolução moral, tornava qualquer ambiente um lar. Por isso que até mesmo na rua, ele conseguia acolher as pessoas e fazê-las sentirem-se em casa…

Jesus era o lar. Durante o Sermão da Montanha suas palavras, seus ensinamentos, sua paz, seu amor, envolveram cada pessoa ali presente de modo que, mesmo ao ar livre, todos se sentiam em casa, no lar.

Não à toa, Jesus termina o sermão com as seguintes palavras: “todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha”.

Quem aprende as lições de Jesus e as coloca em prática torna o próprio coração um lar para si e para os outros. Um lar forte o suficiente para enfrentar qualquer desafio da vida.

Jovem! Jesus continua sendo um lar para nós. Estude o evangelho dele, ouça as palavras que ele ensinou, pratique o bem a todos e perceba que, dia após dia, o seu coração se tornará um lar para si próprio e para os outros, independente de onde estiver, com quem estiver e de que forma estiver.

Vinicius Del Ry Menezes