JESUS E O BULLYING

JESUS E O BULLYING

28/07/2022 Juventude 0

Jesus sofreu perseguições por toda a sua vida. Hoje, essas perseguições são chamadas de bullying quando ocorrem nas escolas.

As perseguições podem ser praticadas de diversas formas, tanto presenciais quanto digitais: zombarias com as dificuldades do outro, ofensas, discriminações, exclusão e abandono, pressões emocionais, manipulações e humilhações, violência verbal e física.

O perseguido sente-se excluído, diminuído, ofendido, perdido, com medo, com raiva. Sem saber onde errou, embora não tenha errado, tenta entender as próprias atitudes sem saber o que fazer e como fazer.

Deprime-se, retraindo-se em si mesmo, afastando-se das pessoas, até mesmo das que ama, pois passa a acreditar que não merece ser amado por ninguém.

Sozinho, passa a ter pensamentos destrutivos, ora arquitetando uma vingança contra o outro que o persegue, ora contra si próprio desejando a morte.

Em meio a raiva crescente, o corpo físico não aguenta o acúmulo dessa energia negativa e surgem as doenças físicas: gastrite, enjoos e vômitos, enxaquecas, dores nas costas, diabetes, enfartes…

As doenças físicas, somadas a energia negativa da raiva, levam a um esgotamento emocional e psicológico e surgem as síndromes do pânico, as depressões, as ansiedades, as crises de choro…

Nesse cenário, o adolescente perseguido perde o controle da própria vida, desencantando-se de viver.

No auge da dor, muitos reagem a essas perseguições. Mas nem sempre reagem da melhor forma.

Alguns adolescentes reagem tornando-se tão violentos quanto os seus perseguidores, partindo para a violência contra eles, ou reproduzindo a violência que sofrem contra outros jovens.

Outros adolescentes reagem suicidando-se!

Alguns reagem não-reagindo, ou seja, sofrem calados, assumindo a espiral de dor, doença e desencanto, deixando a vida passar…

Poucos reagem da forma correta: buscando ajuda, acolhimento, compreensão, fortalecimento íntimo.

O jovem que sofre bullying precisa ser amparado por pais, professores, psicólogos, religiosos, amigos, de modo que percebam que são amados, fortalecendo-se para sair da situação de perseguição.

Da mesma maneira, o jovem que pratica o bullying precisa ser educado por pais, professores, psicólogos, religiosos, amigos, de modo que compreenda que a perseguição que promove é um erro de graves consequências.

Jesus tinha a capacidade de aguentar as perseguições que sofria porque amava o próximo o suficiente para saber que o perseguidor, na verdade, tem ódio de si mesmo e projeta esse ódio perseguindo o outro, em especial aquele a quem ele admira inconscientemente.

Jesus sabia quem ele era realmente. Jesus se amava. Por isso, amava o próximo.

Como ainda não temos a capacidade de nos amarmos como Jesus se amava, ainda temos dificuldade em, pelo menos, respeitar o próximo.

Jovem! Para você que sofre bullying: ame-se. Você é filho de Deus, irmão de Jesus. O nosso Pai que está nos céus e o nosso irmão maior estão presentes em nossa vida. Não acredite nas mentiras que os seus perseguidores contam. Procure ajude profissional, procure seus pais, frequente um grupo de jovens de alguma religião. Você merece ser feliz. Lembre-se de que Jesus, ao nos ensinar a amar o próximo, disse que devíamos amá-lo como amamos a nós mesmos. Portanto, não se esqueça de se amar. Ame-se.

Vinicius Del Ry Menezes