VOCÊ ACREDITA NO BRASIL?

VOCÊ ACREDITA NO BRASIL?

07/03/2022 Amor e Luz 0

Sim, eu acredito em meu país, porém, entendi que devo deixar o meu companheiro pensar sobre a pergunta.

Humberto de Campos, em seu livro póstumo “Reminiscências” (1935) afirma que: “Voltaire dizia que a política e a guerra eram as duas missões naturais do homem na Terra”, pois ambas andam juntas.

No caso do Brasil e seu povo, a sua missão natural vai além, e se passa pela política, não pela guerra.

A história de nosso país narra periódicas agitações sociais, conflitos civis e golpes políticos, além de alguns embates bélicos externos, porém, nada por nossa exclusiva iniciativa. Tanto que a expressão “sem derramar uma gota de sangue” é usada constantemente em muitas horas em que se queira referir às conquistas de nosso povo.

Se fizermos um esforço, para esquecer o que passou, desde a sua descoberta em 1500, e se pensarmos no futuro, poderemos acreditar em nosso país e em seu povo. Para um incrédulo, pessimista e materialista não haverá razões para acreditar nisso, pois estes são movidos a egoísmo, e julgam não haver tempo para isto; porém para o espiritualista sensato, o crente racional, os patriotas otimistas acostumados a projetar seus sonhos no futuro, trabalhando o presente, e cultivando grandes expectativas.

 O Brasil é um país com grande território, cujos contornos geográficos lembram o desenho de um coração – o coração do mundo segundo o escritor Humberto de Campos. Sabemos ainda que o brasileiro é sentimental por excelência, solidário, fraterno, acolhedor, expansivo e alegre, que em muitas situações não se comporta como seria desejável, e que por fazer parte de um povo jovem, de caráter não totalmente amadurecido, busca ainda sua identidade, com progressos ainda pequenos; sendo também este povo inteligente, trabalhador, religioso e pacífico, ainda com índices elevados de indisciplina e incivilidade, mas que não deve nos alarmar, pois as preocupações serão transitórias.

Assim se olharmos para as nossas condições de 100 anos atrás teremos motivos para comemoração, pois somos hoje melhor do que ontem, e seremos cada vez melhores, e, se Voltaire estiver certo, a política sendo intrínseca à missão humana na Terra, o homem se transformará a cada dia através de seus grandes esforços, portanto não se envolva nessa energia negativa que por hora envolve o nosso país.

Ore, confie e faça vigilância de seus pensamentos em um país que é realmente a Pátria do Evangelho.

Extraído do Texto de Cláudio B. Silva (Linda de Fátima)