JESUS E O ARADO

JESUS E O ARADO

10/03/2022 Juventude 0

Jesus e seus discípulos caminhavam em meio à estrada, indo de uma aldeia a outra. De repente, um homem os abordou e disse:

– Vou segui-lo para onde você for.

Jesus, percebendo que a intenção era falsa, disse:

– As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos, mas eu não tenho onde reclinar a cabeça.

O homem, cuja finalidade era obter vantagens materiais ao seguir Jesus, desistiu da ideia.

Um outro homem, porém, via a tudo isso. Em seu íntimo, havia a vontade de seguir Jesus.

Jesus virou-se para esse homem e disse, incentivando-o:

– Segue-me.

Surpreso, em um misto de dúvida e medo, o homem respondeu:

– Senhor, eu te seguirei. Mas permita que, antes, eu dê um destino aos bens da minha casa.

Jesus respondeu:

– Aquele que, colocando a mão no arado, olhar para trás, não está apto para o Reino de Deus.

E o Mestre seguiu viagem, tranquilo, junto a seus discípulos.

Esses dois homens representam muito bem as pessoas materialistas.

O primeiro é aquele tipo de pessoa que para levar vantagem em qualquer situação se alia a quem quer que seja, aceita qualquer doutrina, age da forma que melhor lhe aprouver. Sem convicção nenhuma, é aquela pessoa que tem por objetivo apenas os bens materiais.

O segundo é aquele tipo de pessoa que até tem as suas convicções, suas preferências filosóficas e religiosas, mas que não tem coragem de realmente segui-las, optando, quando chamado a servir por uma causa maior, por manter-se ocupado com os próprios afazeres diários.

Jesus, ao dizer que quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto ao Reino de Deus, quis ensinar que os interesses materiais não podem estar acima dos interesses espirituais, pois quem tem o arado em mãos sabe qual é a tarefa a desempenhar.

Todos nós temos um arado em nossas mãos.

O problema é que não percebemos esse arado porque estamos muito focados em crescermos materialmente e financeiramente.

Ao nos concentrarmos nos bens materiais, deixamos de crescer e de amadurecer, enquanto espíritos, e é por isso que tememos o futuro: porque não desenvolvemos a capacidade de lidarmos com situações que julgamos desesperadoras, como conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais, etc.

Caso realmente ocorram eventos apocalípticos, como sobreviveremos sem os nossos bens materiais? A própria pergunta já demonstra como somos apegados à matéria, ao invés da espiritualidade.

Pois se nos preocupássemos com o nosso crescimento espiritual, perguntaríamos: como posso manejar o arado em minhas mãos, de modo a me tornar uma pessoa mais madura e ajudar o meu próximo para que, assim, não haja eventos apocalípticos?

Se todos usássemos os arados que temos em mãos, desenvolvendo os valores do espírito, sem olharmos para trás em busca dos bens materiais, jamais temeríamos o futuro.

Jovem! Preocupe-se mais com os bens espirituais, manejando o seu arado em benefício próprio e do seu próximo. Os bens materiais virão naturalmente, afinal Deus alimenta as aves do céu e dá toca às raposas. E sempre que estiver na dúvida sobre o que fazer com o seu arado, responda a pergunta que um dia Jesus fez: “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?”.

Vinicius Del Ry Menezes