SEJAMOS NOS A MUDANÇA QUE NÓS QUEREMOS VER NO MUNDO

SEJAMOS NOS A MUDANÇA QUE NÓS QUEREMOS VER NO MUNDO

16/05/2022 Amor e Luz 0

PARTE 1

A atividade solar desenvolve-se em ciclos estudados e conhecidos pelos cientistas. Essa atividade atingiu um auge durante o período compreendido ente a década de 1990 e o ano de 2000. Sucessivamente, ocorrem ciclos telúricos no orbe; todavia, hoje, o que está mais evidente é o enigma da instabilidade climática, mormente em face do superaquecimento global. Considerando o calor insólito, sobretudo às secas surpreendentes, acreditamos estar na iminência de maiores calamidades ecológicas, de consequências catastróficas, em face da rota de colisão entre homem e natureza.

Desde o início da revolução industrial, em 1750, os níveis de dióxido de carbono (CO2) aumentaram mais de 30%, e os níveis de metano cresceram mais de 40%. A concentração de CO2 na atmosfera é, agora, maior do que em qualquer momento nos últimos 800 mil anos. Quais serão as consequências disso? A escala do impacto pode levar à escassez de água potável, trazer grandes mudanças nas condições para a produção de alimentos e aumentar o número de mortes por decorrência de ondas, de calor e secas.

Ao se desmatar as florestas, modificar os cursos de rios, aterrar áreas alagadas e desestabilizar o clima, estamos destroçando as bases de uma rede de segurança ecológica extremamente sensível. Devemos ficar atentos para os alertas dos especialistas, pois já está demasiado claro que é apenas uma questão de tempo, para as consequências funestas das previsões começarem a afetar de forma brutal a nossa vida e, principalmente, as vidas de nossos filhos e netos. A Terra assemelha-se a um organismo vivo com mecanismos para autorregular suas funções. Nestes últimos anos, os Estados Unidos passaram pela pior seca em mais de um século. Grandes extensões de terra da Rússia também não tiveram chuva suficiente. Até mesmo a temporada de monções na Índia foi seca. Na América do Sul, o índice pluviométrico tem permanecido abaixo da média histórica. As nações frequentemente lutam para ter ou manter o controle de matérias-primas, suprimento de energia, terras, bacias fluviais, passagens marítimas e outros recursos ambientais básicos. Esses conflitos tendem a aumentar à medida que os recursos escasseiam e aumenta a competição por eles. Precisamos nos adaptar ao meio como os demais entes vivos neste momento.

Sabe-se que a maior parte da água potável do planeta vai para a irrigação. Por essa razão, há pesquisadores trabalhando em vários projetos de sustentabilidade, a fim de fazer render mais a água utilizada na agricultura. Uma das propostas é a chamada “chuva sólida”, ou seja, um tipo de pó apropriado que, se espalhando no solo, consegue absorver e reter água em abundância e liberar o líquido gradativamente, a fim de que os vegetais possam resistir por mais tempo a uma seca.

Continua na próxima semana.