SABEDORIA E PRUDÊNCIA

SABEDORIA E PRUDÊNCIA

23/01/2023 Amor e Luz 0

Parte 1:

As virtudes Sabedoria e a Prudência são como duas asas, que quando bem sincronizadas, alçam e levam-nos a vôos seguros, tranquilos e serenos. Dá-nos uma melhor compreensão e entendimento para tomarmos atitudes corretas. Muito importante, pois, livra-nos de constantes e dolorosos arrependimentos. Para Sócrates, filósofo Grego, 469 – 399 a.C., a sabedoria e prudência “são virtudes que permitem ao entendimento, reflexionar sobre os meios que conduzem a um fim racional. Há uma prudência para conduzir a si mesmo e aos outros.

A Prudência exige reflexão, capacidade e atenção para examinar os juízos e as idéias, e acuidade para descobrir os meios mais hábeis. A Sabedoria é uma compreensão do mundo e da vida, acumulada através da experiência. Podemos dizer vivida e experimentada pelo Espírito, através das reencarnações, Sócrates complementa, quando diz que “a prudência é ornamento da Alma”, portanto, é o enfeite, o colorido, a luz da nossa Alma. E Platão, filósofo Grego, 428/427 – 348/347 a.C., vê a sabedora, quando “dirige a ação e faz elevando-se acima de si mesma, isto é, na medida em que é um conhecimento transcendente, adquirido na contemplação da Ideia do Bem”. E Aristóteles, filosofo Grego, 384-322 a.C., diz que a prudência “é a virtude que permite deliberar corretamente acerca do que é bom para a pessoa e agir de acordo com isso. Não cabe a prudência a eleição das finalidades. É a virtude da boa deliberação. Enquanto a virtude moral assegura a retidão do fim que perseguimos, a prudência trata dos meios para alcançar esse fim. E Jesus é a maior fonte Luminosa. Tanto melhor ilumina a quem d’Ele se aproxima, e só nos aproximamos de Jesus através da oração e da boa conduta, amando e respeitando a si e ao seu próximo. Será que estamos aproximando desta fonte? Pois quem necessita de sabedoria peça-a a Deus, que tudo nos dá pela sua infinita misericórdia. Importante saber que a sabedoria, monta um banquete para nós. Ela dá tudo o que precisa, principalmente a prudência, que nos conduz a uma vida serena e segura. Está presente nos ensinamentos de Jesus quando diz “Eu vos envio como ovelhas ao meio dos lobos. “Portanto, sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. (Mateus 10:16).

“A vida, esta que tanto temos cuidado e para a qual dispomos de tantos valores para darmos sempre e a qualquer preço e melhor, a vida é como a nuvem da manhã que tão cedo passa e, quando menos se espera, não existe mais”.

CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA

Erika de Souza Bueno

Professora de Língua Portuguesa