JESUS E PAULO DE TARSO

JESUS E PAULO DE TARSO

19/01/2023 Juventude 0

Jesus perguntou*:

– Saulo, Saulo, por que me persegues?

O orgulhoso rabino, doutor da lei mosaica, caiu no chão, estarrecido, ante a imagem resplandecente do espírito de Jesus.

Saulo de Tarso foi o primeiro grande perseguidor dos cristãos. Por ser um dos mais destacados doutores da lei do Sinédrio, ele tinha certeza de que aqueles homens e mulheres que seguiam Jesus deviam ser presos por subverterem as leis mosaicas.

Por ser uma pessoa enérgica, mas sincera em suas crenças, Saulo acreditava que Moisés era o maior líder espiritual que toda Israel devia seguir. Suas ações, por mais erradas que fossem, vinham dessa crença. Na verdade, ao perseguir os cristãos, Saulo acreditava sinceramente que ele estava a serviço de Deus.

Tanto é que, ao visitar o Caminho, a primeira instituição de assistência humanitária criada pelos apóstolos de Jesus, em especial Pedro, Thiago e João, ele discutiu as escrituras sagradas com Estevão e, embora Estevão fosse um novato nos ensinamentos de Jesus, Saulo foi vencido em sua principal habilidade: o debate.

Irritado, acreditando que as atividades do Caminho eram subversivas e perigosas, Saulo começou a perseguição aos cristãos, tendo conseguido prender e apedrejar Estevão.

O que Saulo não imaginava era que Estevão era o irmão perdido de Abigail, sua noiva amada.

Para tristeza dos três, o reencontro dos irmãos se deu no momento do apedrejamento. Estevão, antes de morrer, exemplificando os ensinamentos de Jesus, perdoou Saulo e abençoou a união dele com sua irmã.

Mas Saulo rompeu o noivado. Quando quis reatar com Abigail, Saulo descobriu que ela estava enferma e, antes de sua morte, Abigail revelou que também se convertera ao cristianismo, pelas mãos de Ananias.

Profundamente irritado e frustrado, Saulo partiu para Damasco para prender Ananias.

E foi às portas da cidade que Jesus apareceu para ele.

Ali, prostrado ao chão, ante a imagem de Jesus redivivo, sentindo o amor o envolvendo e o acalmando, Saulo se converteu ao cristianismo.

Cego, foi conduzido a cidade. Ananias, o perseguido, foi ao encontro de Saulo para curá-lo da cegueira.

E daquele dia em diante, o perseguidor do cristianismo se tornou perseguido. O detrator dos ensinamentos cristãos se tornou um defensor de Jesus. O lobo virou cordeiro.

Saulo retornou ao Caminho e foi recebido por Pedro, Thiago e João. Estudou o evangelho escrito por Mateus.

Trocou de nome: deixou de ser Saulo para chamar-se Paulo.

Tornou-se um dos maiores divulgadores da doutrina de Jesus. Percorreu todo o mundo conhecido de então, levando os ensinamentos de Cristo, fundando igrejas, exemplificando o amor e a renúncia.

Foi perseguido, apedrejado, preso diversas vezes. Mas o amor ao Cristo era mais forte e o fazia levantar-se e seguir em frente.

Escreveu diversas cartas a diversas igrejas com diversos ensinamentos de Jesus.

E tudo isso graças àquele inesquecível encontro às portas de Damasco.

Jovem! Embora os cristãos não sejam mais perseguidos nos dias de hoje, ainda não conseguimos viver os ensinamentos de Jesus em toda a sua plenitude, como Paulo o fez. Por isso, sempre que possível, leia as cartas de Paulo, pois elas possuem diversos ensinamentos que podem ser aplicados nos dias de hoje e ajudá-lo a realizar o principal motivo de sua encarnação: “combater o bom combate e guardar a fé”**.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura do livro Paulo e Estevão, do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. Editora FEB.

**sugere-se a leitura de todas as cartas de Paulo, em especial a segunda para Timóteo.