O QUE SÃO VIRTUDES?

O QUE SÃO VIRTUDES?

28/06/2021 Amor e Luz 0

As virtudes são potenciais humanos que nascem com todos nós, e que quando despertados positivamente acabam desenvolvendo o melhor de nós.

Estas são:

1 – PRUDÊNCIA: a virtude do bom senso, da praticidade, da coragem e perseverança. Com essa virtude abandonam-se as preocupações e abraçam-se as soluções, nos coloca atenção na preparação de fatos.

2 – TEMPERANÇA: desenvolve o autodomínio, a renúncia sem dor, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade e modera os impulsos do apetite, abre caminho para a continência, a castidade, a sobriedade e o desapego. Encaminha-nos para o cumprimento dos deveres e para a maturidade humana.

3 – FORTALEZA: torna o homem forte no bem, na fé e no amor, leva-nos a perseverar nas coisas difíceis e árduas, a resistir a mediocridade, vencendo a apatia, a acomodação e aceitar os desafios da vida.

4 – JUSTIÇA: defende a dignidade humana e refreia a insensatez. Da justiça vem a gratidão e a veracidade. Esta é o primeiro passo do amor, por que amar é querer o bem estar do outro, com isto tratamos os nossos direitos e os nossos deveres.

5 – DILIGÊNCIA: torna as pessoas zelosas consigo mesmas, tanto com o corpo com a alma. Desperta também o sentimento daqueles que estão à nossa volta, despertando a capacidade de criar vínculos profundos e nos preocuparmos com o que é realmente importante, sem superficialidade.

6 – HONRADEZ: torna o indivíduo comprometido com tudo que fala, não compactuando com mentiras, e não se envolvendo com corrupção.

7 – AMOR: é o potencial ajustador do universo, é a base de tudo.

Quando o ser humano escolhe o lado contrário às virtudes, se envolve com os vícios, se tornando magneticamente negativo. Isso torna os indivíduos fracos e autodestrutivos.

Extraído do texto de Cleusa Cirillo – Terapêutica Holística