JESUS E OS REIS MAGOS

JESUS E OS REIS MAGOS

05/01/2023 Juventude 0

O Evangelho escrito por Mateus narra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

Baltasar, Gaspar e Melchior, vindos do oriente distante, eram homens profundamente religiosos. Os três tinham vastos conhecimentos espirituais, bem como conhecimentos em astronomia e diversas outras ciências.

Sábios, eram homens veneráveis pelas suas qualidades morais.

Cientes de que o mundo receberia o Messias, aquele que viria ser o libertador das almas, aquele que seria a pessoa mais importante do planeta, os três procuravam nos céus o sinal do nascimento de Jesus.

E o sinal veio naquela noite luminosa, em que os três viram a estrela-guia brilhando, radiante.

Eles partiram para Israel e, lá chegando, procuraram Herodes, o rei da época.

Eles perguntaram:

– Onde está aquele que é o rei dos judeus? Porque do oriente vimos a sua estrela e viemos aqui adorá-lo.

Herodes, perturbado com tal revelação, reuniu seus sacerdotes e escribas para saber onde haveria de nascer o Cristo.

Os sacerdotes disseram:

– Em Belém, na Judeia. Porque assim foi escrito pelo profeta: “e tu Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá o Guia que irá acalmar o povo de Israel”.

Herodes enviou os Reis Magos para Belém, pedindo para que de retorno eles voltassem e dissessem exatamente onde o menino Jesus se encontrava, para que ele, Herodes, também pudesse ir lá, adorá-lo. Na verdade, Herodes planejava matá-lo.

Os Reis Magos partiram para Belém e, diante deles, a estrela-guia, exuberante, iluminava os seus caminhos, enchendo-os de alegria e esperança.

Ao chegarem ao estábulo humilde, viram o menino Jesus no colo de mãe Maria.

Humildemente, profundamente tocados de amor no coração, eles se ajoelharam e reverenciaram aquele bebê, que se tornaria o Cristo de Deus.

Cada um deles levou um presente para o bebê.

Ouro, representando a realeza espiritual de Jesus, e também para ajudar nas despesas de Maria e José, pois eles eram pessoas humildes.

Mirra, representando as curas que Jesus realizaria, pois essa planta possui propriedades medicinais que também ajudariam no desenvolvimento do bebê.

Incenso, representando a espiritualidade de Jesus, uma vez que é muito utilizado em rituais sagrados, e como forma de deixar o ambiente mais aconchegante.

Ao dormirem, os Reis Magos foram alertados, em sonho, para que não voltassem a Herodes. Por isso, eles retornaram para suas terras por caminhos diferentes.

Jovem! Os presentes dados ao menino Jesus são altamente simbólicos, mas também úteis para as necessidades diárias. Isso mostra que os bens materiais devem estar subordinados a nossa atividade espiritual. Os Reis Magos, sábios, conheciam as tarefas que Jesus desempenharia. Ao se proporem a ir lá, presenteá-lo e venerá-lo, demonstraram toda a humildade e sabedoria que possuíam. Eram reis e sábios, mas humildes em reconhecerem que o Cristo era Jesus.

Vinicius Del Ry Menezes