JESUS E OS NOVOS DISCÍPULOS

JESUS E OS NOVOS DISCÍPULOS

07/07/2022 Juventude 0

Jesus termina a parábola intitulada Os Trabalhadores da Última Hora* da seguinte maneira:

– Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos, porque há muitos os chamados e poucos os escolhidos.

Muitos questionam o significado dessas palavras, e até mesmo dessa parábola, pois, a princípio, ela não faz muito sentido.

Nessa parábola, Jesus compara Deus a um agricultor que chama, logo na primeira hora da manhã, trabalhadores para trabalharem em sua vinha e que promete pagar uma moeda como salário pela diária. Mais a tarde, esse agricultor sai novamente e chama mais trabalhadores para trabalharem. Depois, ele sai mais duas vezes e chama mais trabalhadores. Já no final do dia, esse agricultor sai mais uma vez e chama mais trabalhadores que estavam desocupados a trabalharem em sua vinha.

Ao término do dia, o agricultor chama todos os trabalhadores, começando pelos últimos contratados, e paga a todos uma moeda pelo trabalho realizado.

Os primeiros trabalhadores se revoltam, pois achavam que os últimos deviam ganhar menos, ou eles ganharem mais.

O agricultor os repreendem porque ele é o dono da vinha e ele pagou o combinado a todos.

Deus é esse agricultor que em todas as fases da humanidade nunca se cansou de nos chamar a trabalhar em sua vinha.

Mas nós, durante diversas encarnações, nos negamos a trabalhar com Deus e, em algumas dessas encarnações, até mesmo trabalhamos contra Ele.

Hoje, porém, despertos para as verdades espirituais, nós somos de novo chamados a trabalhar na vinha de Deus, por meio dos ensinamentos do Mestre Jesus, afinal o Cristo é o caminho, a verdade e a vida.

Nessa parábola, Jesus deixa claro que Deus sempre nos chamará para trabalharmos em sua seara e que o salário que ele nos pagará será exatamente o mesmo que ele pagará a todos, independentemente a quanto tempo tenha se tornado um servo seu.

Pela nossa ótica mesquinha, isso é injusto com aquele que trabalha há mais tempo. Mas pela ótica divina, justa, amorosa, isso é justo, afinal todos somos filhos de Deus e a todos ele dá as mesmas oportunidades.

E esse é o grande tema dessa parábola: quantas oportunidades perdidas de fazer o bem deixamos passar diariamente.

Se somos muitos os chamados, infelizmente somos poucos os que realmente atendem ao chamado.

Jovem! Diariamente, Jesus nos chama a trabalhar na vinha do Senhor. Seja em casa, no colégio, no trabalho, na religião, há diversas oportunidades de realmente amarmos o próximo e construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Não perca as oportunidades de trabalhar com Jesus. Não perca a oportunidade de ser mais um novo discípulo de Cristo.

Vinicius Del Ry Menezes

*para aprofundamento dessa questão, sugere-se a leitura do capítulo 20, Os Trabalhadores da Última Hora, do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec.