JESUS E OS FALSOS PROFETAS

JESUS E OS FALSOS PROFETAS

23/09/2021 Juventude 0

Durante o Sermão da Montanha, em dado momento, Jesus disse:

– Protejam-se contra os falsos profetas, que se aproximam de vocês vestidos de ovelhas, mas dentro são lobos criminosos.

Na época de Jesus, profeta era toda pessoa considerada como um enviado de Deus com a missão de revelar as verdades espirituais para a humanidade. Como muitos desses enviados eram médiuns com a capacidade de prever o futuro, a palavra profeta também virou sinônimo de adivinho.

Porém, muitos daqueles profetas que diziam prever o futuro não passavam de charlatões em busca de dinheiro fácil.

Por isso Jesus nos adverte a nos protegermos deles.

Mas esse ensinamento de Jesus é muito mais profundo do que aparenta, porque falso profeta também é uma metáfora para revelar a falsidade em qualquer pessoa. Jesus nos previne contra aquelas pessoas que aparentam bondade, mas que no íntimo estão prontos para cometerem diversas maldades.

Quantos amigos aparentam companheirismo, mas no fundo desejam nos levar para as drogas, o álcool, o cigarro e, na primeira oportunidade, nos abandonam à própria sorte?

Quantos namorados e namoradas aparentam nos amar profundamente, mas ao conseguirem a tão sonhada noite romântica nos abandonam como se nem nos conhecessem?

Quantos professores aparentam profundos conhecimentos acadêmicos, doutrinando-nos em filosofias complicadas, fingindo preocupação com nossa formação, mas no íntimo desejam apenas manter as nossas mentes presas às suas concepções erradas sobre a humanidade?

Quantos políticos aparentam extrema preocupação com a população pobre, manipulando-os, enquanto promovem políticas públicas que beneficiam apenas os mais ricos?

Quantos empresários aparentam preocupação com seus subordinados, mas são incapazes de abonarem um dia de falta para que um funcionário possa resolver um problema pessoal?

Quantos religiosos aparentam uma conduta ilibada, colocando-se como grandes condutores da humanidade a pedido do próprio Deus, mas são perversos, manipuladores, egocêntricos, egoístas, mesquinhos…

Mas como reconhecê-los e não cair em suas armadilhas?

Jesus dá a resposta:

– Pelos seus frutos os conhecerei. Por acaso os homens colhem uvas dos espinhos ou figos das ervas? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos; e a árvore má dá maus frutos.

Mais claro impossível.

Jovem! Não se engane com a aparência de ninguém, com a fala mansa de uma pessoa, com os gestos ponderados daquela outra, com os conceitos que aquele diz conhecer. Reconhece-se uma árvore pelos seus frutos! Reconhece-se uma pessoa boa pelas suas ações verdadeiras no bem. Ações verdadeiras no bem geram paz, união e progresso. A história da humanidade está cheia de exemplos de homens e mulheres que mal sabiam ler e escrever, mas que produziram enormes frutos de paz, união e progresso em suas comunidades. Espelhe-se neles, pois eles são os bons frutos a que Jesus se referia.

Vinicius Del Ry Menezes