JESUS E OS DESASTRES NATURAIS

JESUS E OS DESASTRES NATURAIS

20/01/2022 Juventude 0

Ao término do Sermão da Montanha, Jesus arrematou a sua longa palestra com o seguinte comparativo:

– Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as segue, será comparado ao homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. E veio a chuva e transbordaram os rios e assopraram os ventos e combateram aquela casa e ela não caiu porque estava construída sobre a rocha.

São muitos os “desastres naturais” que abalam a nossa vida.

A pobreza de berço.

A limitação física.

A infância sem educação.

A adolescência sem referências morais.

A juventude sem oportunidades profissionais.

Violências de todos os tipos.

Acidentes imprevisíveis.

Os próprios defeitos.

Os próprios vícios.

As dificuldades de relacionamento no lar, na escola, no trabalho…

E até mesmo os cataclismas da natureza.

Diante de tais acontecimentos, caímos, nos desesperamos, perdemos a fé, maldizemos a sorte, nos revoltamos porque não construímos a nossa vida alicerçada na rocha forte dos ensinamentos de Jesus.

Somente os ensinamentos do Mestre, em especial os transmitidos no Sermão da Montanha, são capazes de nos manter em pé em toda e qualquer situação que, a princípio, seria desesperadora.

Embora esse trecho seja metafórico, é possível, também, estabelecer um paralelo com o momento atual em que o planeta Terra atravessa.

Nesse período em que diversos desastres naturais têm ocorrido ao redor do mundo, tais como enchentes, tornados, terremotos, erupções vulcânicas, secas extremas, esse trecho do Sermão da Montanha ganha uma significação especial.

Jesus sabia que, de tempos em tempo, a natureza passa por processos climáticos intensos. No entanto, ele também sabia que, embora sejam naturais, esses desastres seriam intensificados pela ação desastrada, arrogante, mesquinha e negacionista da humanidade, que pensa poder viver sem a natureza.

Em várias passagens de seu Evangelho, Jesus deixa claro que a natureza faz parte da vida e deve ser respeitada: olhai as aves do céu e os lírios do campo, que homem não iria buscar a sua ovelha perdida, separeis o joio do trigo…

Nesse momento de grandes desastres naturais pelos quais a natureza passa intensificados pela ação do homem, somados aos grandes “desastres naturais morais” que o homem ainda insiste em cultivar, os ensinamentos de Jesus são a rocha que nos mantém em pé, vale repetir.

Jovem! Construa a sua vida em bases sólidas. Evite, assim, que aconteça o que Jesus disse, ao término do Sermão: “e todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as segue, será comparado ao homem insensato, que construiu a sua casa sobre a areia. E veio a chuva e transbordaram os rios e assopraram os ventos e combateram aquela casa e ela caiu e foi grande a sua ruína”.

Vinicius Del Ry Menezes