JESUS E O SUPÉRFLUO

JESUS E O SUPÉRFLUO

29/06/2023 Juventude 0

Durante o Sermão da Montanha, Jesus deu uma verdadeira aula sobre o desapego ao supérfluo. O Mestre disse:

– Não acumule tesouros na Terra, onde a ferrugem e os vermes os comem e onde os ladrões os roubam. Porque onde está o seu tesouro aí também estará o seu coração.

Após breve pausa, continuou:

– Eis porque eu digo: não se inquiete por saber onde achará o que comer para sustentar a sua vida, nem de onde tirará vestes para vestir o seu corpo. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?

Jesus continuou, após a reflexão dos ouvintes:

– Olhem os pássaros do céu: não semeiam, não ceifam, não guardam em celeiros. Mas nosso Pai celestial os alimenta. Vocês não são mais do que os pássaros? Por que também se inquietam pelo vestuário? Observem os lírios dos campos: não trabalham, nem fiam. Entretanto, eu digo que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanhã será lançada no fogo, quanto maior cuidado não terá Deus em nos vestir, homens de pouca fé.

O povo estava atônito pelo ensinamento. Jesus continuou:

– Não se inquiete, pois, dizendo: o que comeremos? ou que beberemos? ou de que nos vestiremos? como fazem os pagãos, que andam à procura disso tudo. Porque nosso Pai sabe da necessidade dessas coisas.

E Jesus finalizou, dizendo:

– Busque primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas lhes serão dadas por acréscimo. Assim, pois, não fique inquieto pelo dia de amanhã, porque o amanhã cuidará de si. A cada dia o seu problema.

Uma verdadeira aula de trabalho, progresso, desapego e tranquilidade!

Em geral, a maioria das pessoas primeiro se preocupa em trabalhar para ganhar dinheiro, acumular posses e, depois, se sobrar tempo, preocupa-se em trabalhar pelo seu crescimento espiritual. Porém, quase nunca sobra tempo para se dedicar ao lado espiritual, porque o lado material absorve toda a atenção da pessoa, deixando-a com a alma pesada.

Jesus subverte essa ordem.

Ele incentiva que primeiro a gente trabalhe pelo nosso crescimento espiritual para que, mais maduros, possamos trabalhar materialmente, ganhando aquilo que é necessário para a manutenção de nossa vida, distribuindo o supérfluo com quem precisar. Quem assim procede, nunca, jamais fica desamparado por Deus, tendo sempre o básico para viver bem, com alegria e tranquilidade. Por isso, quem assim age, desapega-se dos bens terrenos.

Desapegar-se não significa não possuir bens, significa não sofrer por causa dos bens materiais, em especial quando se perde esses bens. Significa também não ficar absorvido pela luta constante para adquirir o supérfluo quando já se tem o necessário.

Quem assim vive, desapegado, não acumula o supérfluo, tendo tudo o que é realmente necessário para viver bem, feliz e com a alma leve.

Jovem! Trabalhe pelo seu crescimento espiritual, pelo seu amadurecimento e, a partir desse trabalho, tome as decisões pelo seu crescimento material. Com essa base, com esse amparo espiritual, nunca lhe faltará o básico. Assim, você poderá exercitar o desapego e ser verdadeiramente feliz, como as aves do céu.

Vinicius Del Ry Menezes