JESUS E O RITUAL

JESUS E O RITUAL

16/09/2021 Juventude 0

Jesus foi cercado pelos fariseus e questionado por que os seus discípulos não respeitavam as tradições e rituais. Uma em específico irritava muito os fariseus: o fato dos apóstolos não purificarem os alimentos antes de comê-los. A tradição mandava que antes de comer qualquer coisa era necessário lavar as mãos, não por higiene física para se evitar contaminações por germes, mas como forma de purificar espiritualmente o alimento a ser ingerido, de modo que esse alimento não “sujasse” o interior espiritual de quem o comesse.

Ciente de que esse ritual não tinha eficiência nenhuma para o crescimento espiritual de quem o praticasse, Jesus deu uma resposta que calou a todos:

– Nada há fora do homem que, entrando nele, possa torná-lo impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro.

Lembrando que a impureza mencionada por Jesus é metafórica e se refere ao mundo emocional.

Minutos depois, já na intimidade do lar com os seus discípulos, Jesus aprofundou o ensinamento, dizendo:

– Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

Jesus deixa claro que os rituais exteriores, cujo objetivo sejam a purificação e o crescimento espiritual do ser, não modificam o interior das pessoas que o seguem. A maioria dos fariseus que seguiam esses ritos fielmente eram pessoas más, imaturas e até criminosas.

O que torna uma pessoa impura, ou seja, uma pessoa imatura espiritualmente, é a raiva, o ódio, o orgulho e o egoísmo.

Ritual nenhum elimina essas impurezas da alma. Colocar a mão aqui, depois levantá-la para lá, girar o braço, mover o corpo, molhar o pão, espirrar perfume, enfim, essas práticas ritualísticas podem até pré-dispor a pessoa se melhorar, já que, durante o ritual, em teoria, ela se concentra no mundo espiritual. Mas a melhora íntima passa, obrigatoriamente, pela mudança emocional e espiritual do ser e isso independe do ritual praticado.

O crescimento espiritual do ser, ou seja, a gradual eliminação do orgulho e o do egoísmo, surge a partir do momento em que a pessoa se conscientiza de que ela é um ser imortal, criado por Deus, para que possa evoluir espiritualmente através das sucessivas reencarnações purificando-se pela prática do amor, da caridade e da humildade.

Amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Praticar a caridade em suas múltiplas formas. Ser humilde, até mesmo com os inimigos. São essas atitudes que purificam o ser.

Jovem! Você que já despertou para as verdades espirituais, não se perca em rituais exteriores que, muitas vezes, mais angustiam do que libertam. Ame, ajude, trabalhe, estude, aprenda, sorria, abençoe, aja no bem e pelo bem. São essas atitudes que diariamente eliminam o nosso egoísmo e o nosso orgulho, permitindo que nos purifiquemos intimamente.

Vinicius Del Ry Menezes