JESUS E O RESPEITO

JESUS E O RESPEITO

02/09/2021 Juventude 0

O respeito ao próximo é a base da doutrina de amor ensinada e exemplificada por Jesus.

O ditado popular já diz: respeito é bom e eu gosto.

Porém, será que nós respeitamos o próximo como gostaríamos de ser respeitados?

Nós respeitamos nossos pais como Jesus respeitava mãe Maria e pai José? Lembrando que eles não puderam dar muitos bens materiais a Jesus.

Nós respeitamos nossos irmãos e irmãs como Jesus respeitava os dele? Lembrando que os próprios irmãos de Jesus não compreendiam os seus ensinamentos.

Nós respeitamos nossos professores como Jesus respeitava os rabinos do Sinédrio? Lembrando que aqueles rabinos estavam longe da sabedoria de Jesus.

Nós respeitamos nossos amigos como Jesus respeitava os seus discípulos? Lembrando que os apóstolos eram, em sua maioria, pessoas incultas, iletradas, de difícil temperamento.

Nós respeitamos o mendigo que dorme em nossa porta como Jesus respeitava os mendigos de sua época? Lembrando que Jesus dividia o pão e o peixe que mal dava para alimentar ele próprio.

Nós respeitamos a prostituta que está na esquina como Jesus respeitava as prostitutas de sua época? Lembrando que Maria de Magdala transformou-se intimamente pela compreensão e pelos ensinamentos de Jesus.

Nós respeitamos o doente que sofre em um leito de dor como Jesus respeitava os doentes de sua época? Lembrando que pela sua mediunidade poderosíssima Jesus promoveu a cura em vários deles apenas ao tocá-los.

Nós respeitamos os nossos políticos como Jesus respeitava os políticos do Sinédrio e de Roma? Lembrando que Jesus mandou dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Nós respeitamos a Deus como Jesus o respeitava? Lembrando que Jesus reconhecia Deus como o nosso pai que está nos céus.

Nós respeitamos a natureza como Jesus a respeitava? Lembrando que em muitas de suas parábolas, a natureza era colocada em primeiro lugar, como naquela em que um pastor faz de tudo para resgatar uma simples ovelha…

Nós respeitamos a nós próprios como Jesus respeitava a si mesmo? Lembrando que Jesus tirava, de tempos em tempos, alguns dias de descanso para refazer suas energias, indo descansar junto à natureza.

Nós respeitamos o nosso próximo como Jesus respeitava os outros? Lembrando que Jesus viveu pelo próximo, a ponto de lavar os pés dos próprios discípulos para ensiná-los a humildade.

Nós respeitamos a consciência do outro como Jesus respeitava a consciência de todos aqueles que não o entendiam? Lembrando que Jesus nunca obrigou ninguém a segui-lo, a compreendê-lo e nem a aceitá-lo.

Respeito é a base para o amor.

Por isso, durante o Sermão da Montanha, Jesus disse:

– Portanto, não faça aos outros aquilo que não quer que eles façam a você.

Jovem! O respeito é uma atitude poderosa porque ela é a bondade em ação. Muitos teorizam sobre como evitar o bullying, os conflitos, as perseguições, as humilhações, porém poucos praticam o respeito ao próximo. Muitos teorizam sobre o amor, porém poucos praticam o respeito. Por isso, seja você o exemplo de respeito para que todos vejam que é, sim, possível vivermos em um mundo melhor.

Vinicius Del Ry Menezes