JESUS E O PRECONCEITO

JESUS E O PRECONCEITO

22/07/2021 Juventude 0

Jesus sabia que, pelo fato do ser humano ser criativo por natureza, essa mesma criatividade poderia, como ainda é, ser uma grande geradora de preconceito na humanidade.

O processo criativo surge por meio de um mecanismo de associação de ideias pré-concebidas localizadas e guardadas em nosso repertório de vida, em nossa memória, e a qualidade dessas novas ideias depende da qualidade das ideias pré-concebidas. E é aqui que surgem os grandes preconceitos da humanidade.

Preconceito, como a própria palavra diz, é uma ideia prévia carregada de julgamentos mesquinhos. Esses preconceitos encontram-se em nosso repertório de vida e são disparados por meio do mecanismo de associação, principalmente quando uma ideia nova foge muito do que o nosso repertório está acostumado ou foi ensinado. Assim, quando percebemos (se é que percebemos), estamos julgando a situação ou a pessoa, por meio uma ideia preconceituosa.

Como uma pessoa pode ter uma ideia boa se ela foi educada a só ver o lado ruim da vida e, por isso, o repertório de vida dela está cheio de ideias preconceituosas?

Como podemos aceitar que um menino vista rosa se fomos educados com ideias preconceituosas de que menino só veste azul?

Como podemos aceitar que uma menina brinque de carrinho se fomos educados com ideias preconceituosas de que menina só brinca de boneca?

Como podemos aceitar que um jovem escolha trabalhar como um desenvolvedor de games se fomos educados com ideias preconceituosas de que só carreiras clássicas são sinônimo de sucesso profissional?

Como podemos aceitar um homossexual se fomos educados com ideias preconceituosas de que isso é sinônimo de promiscuidade?

Como podemos aceitar um amigo com uma religião diferente se fomos educados com ideias preconceituosas de que só a nossa fé é a verdadeira?

Como podemos aceitar uma pessoa que vota num candidato diferente do nosso se fomos educados com ideias preconceituosas de que só o nosso partido político é incorruptível?

Como podemos aceitar Jesus como nosso modelo e guia se fomos educados com ideias preconceituosas de que ele não passa de um ser inventado pela igreja para manipular a massa ignorante?

Como podemos aceitar que fé e ciência andem juntas se fomos educados com ideias preconceituosas de que ambas são inimigas mortais?

A infância é o momento ideal para desenvolvermos em nossas crianças o respeito a todas as ideias, opiniões, credos, opções de vida, uma vez que a Vida em si é um hino à diversidade. Deus seria muito pequeno se tivesse criado apenas um tipo de ser, um tipo de partido, um tipo de religião.

Se somos preconceituosos hoje é porque lá na infância não pudemos conviver com o diferente. É porque lá na infância não fomos educados a respeitar o outro. É porque lá na infância nos disseram que só tem um estilo de vida. É porque lá na infância limitaram muito o nosso repertório. É porque lá na infância amesquinharam demais a ideia de Deus para nós. É porque em encarnações passadas nos ensinaram que o outro é sempre errado e nós, sempre certos, e essa ideia ainda encontra eco em nossa alma, hoje.

Jesus foi a única pessoa sem preconceitos que já nasceu nesse planeta. O espírito Irmão José, no livro Vigiai e Orai*, traz a seguinte mensagem, intitulada Preconceito:

“Qualquer tipo de preconceito que alimentes é sinal de estreiteza de espírito. Cada qual vive de acordo com as suas opções de vida. Estamos a caminho, mas falta-nos muito chão a percorrer. Não te escandalizes diante das atitudes que te causem estranheza. Ninguém é igual a ninguém. Habitua-te a respeitar as preferências sexuais das pessoas, as inclinações que revelem e o modo de vida que elegeram. Não sabes o que foste e nem podes prever o que serás. Trata a todos com igual respeito e consideração. Jesus não se esquivava das prostitutas e dos homens de má vida. Lembra-te: ‘O amor cobre a multidão de pecados’”.

Jovem! Liberte-se, dia a dia, de seus preconceitos, de suas ideias pré-concebidas negativas. Ressignifique as experiências negativas do passado. Procure ampliar o seu mundo íntimo com ideias novas e positivas frequentando lugares de bem, lendo bons livros, conhecendo boas pessoas. A Vida é muito maior do que as nossas ideias pequenas. Jesus convivia com todos, sem se escandalizar, sem julgar, apenas ajudando-os. Espelhe-se nele.

Vinicius Del Ry Menezes

*Vigiai e Orai – pelo espírito Irmão José, psicografia de Carlos A. Baccelli. Editora Didier.