JESUS E O OBSTÁCULO

JESUS E O OBSTÁCULO

26/10/2023 Juventude 0

Jesus chegou em Cafarnaum e hospedou-se na casa de um amigo. Logo a notícia se espalhou e uma multidão correu para lá na esperança de ver o Mestre, ouvir sua palavra e curar-se.

Jesus, lá dentro, pregava o seu Evangelho de amor. Lá fora, todos conseguiam ouvir sua palavra, sentir o seu amor, o seu acolhimento.

A casa ficou cercada. Ninguém conseguia entrar ou sair.

Um paralítico, que vivia acamado, foi levado para lá, carregado por quatro amigos em seu leito. Sua esperança era ser curado por Jesus. Não aguentava mais viver naquela cama, cheio de dor.

Mas era impossível entrar na casa. Era impossível passar pela multidão. Era impossível carregar o leito pela porta adentro.

Para a fé daquele paralítico, porém, nada era impossível.

Ele teve a ideia de dar a volta pelos fundos, subir pelo telhado, destelhá-lo e entrar pelo teto.

Tão logo compartilhou a ideia com os amigos que o carregavam, eles colocaram o plano em prática.

Dentro da casa, Jesus continuava pregando quando, de repente, o telhado se abriu. Todos se espantaram, alguns até mesmo praguejaram.

Jesus, porém, vendo o leito daquele paralítico descendo pelo teto, carregado pelos amigos que se esforçavam para que ele não caísse, encantou-se com a fé deles.

Quando o leito já estava no chão, Jesus aproximou-se e disse:

– Filho, os seus pecados estão perdoados.

Alguns escribas que estavam ali para vigiar Jesus, irritaram-se com isso e perguntaram a Jesus com que autoridade ele podia perdoar os pecados de outras pessoas.

Calmamente, Jesus respondeu a provocação:

– O que é mais fácil? Dizer a esse paralítico que os seus pecados estão perdoados ou dizer a ele para se levantar e andar?

Ninguém ousou responder a Jesus. O Mestre continuou:

– Para que vocês saibam que o Filho de Deus tem na terra poder para perdoar os pecados eu digo: – Jesus virou-se para o paralítico e ordenou: – Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.

E nesse momento, o paralítico se curou, levantou-se e partiu.

Diante de tantos impedimentos, aquele paralítico conseguiu encontrar uma maneira de se encontrar com Jesus.

E hoje, diante dos mínimos obstáculos, nos negamos a encontrar com o Mestre Jesus.

Alegamos o obstáculo do tempo.

Alegamos o obstáculo da distância.

Alegamos o obstáculo do cansaço.

Alegamos o obstáculo da falta do dinheiro.

Alegamos o obstáculo da falta de entendimento.

Pior: inventamos obstáculos para não assumirmos a responsabilidade de nos encontrarmos com o Mestre Jesus e assumirmos as nossas tarefas no bem.

Jovem! Se não fossem os obstáculos enfrentados por aquele paralítico, ele não teria condições de ser curado e seguir pelo caminho que lhe cabia. Os obstáculos que você enfrenta não são para te impedir de encontrar Jesus. Os obstáculos são para te fortalecerem na fé, na esperança, no trabalho, porque somente os obstáculos podem te preparar para caminhar com segurança pelas suas próprias pernas.  Por isso, não permita que obstáculo nenhum te afaste de Jesus.

Vinicius Del Ry Menezes