JESUS E O NOVO TESTAMENTO

JESUS E O NOVO TESTAMENTO

02/06/2022 Juventude 0

A época em que Jesus viveu foi dificílima.

Israel era dominada militarmente por Roma, povo guerreiro e materialista, que cobrava impostos pesados da população em geral para manterem os privilégios dos imperadores romanos.

O Sinédrio, órgão político-religioso dos judeus, era comandado pela cúpula israelita, conhecidos como Saduceus: homens privilegiados, proprietários de terras, que utilizavam os ensinamentos de Moisés para preservarem o próprio poder e se manterem intocáveis aos militares romanos.

Os Doutores da Lei eram uma espécie de líderes religiosos que interpretavam as escrituras do modo que lhes convinham, mais preocupados em usar as leis para conquistarem posses e prestígio do que para ensinarem o povo a ter uma verdadeira religiosidade.

Os Fariseus eram dissidentes dos Saduceus porque não conseguiam subir ao poder. Por isso, interpretavam as leis mosaicas de um modo diferente, mas ainda assim materialista, porque o seu grande objetivo era conquistar poder terreno e não espiritual. Na verdade, disputavam o poder contra os Saduceus.

A população em geral, semianalfabeta, pobre, manipulada, tentava sobreviver nesse cenário caótico. Uns, descambavam para a criminalidade por falta de opção. Outros, mantinham-se no caminho do bem, por causa dos ensinamentos de Moisés.

O Velho Testamento, os ensinamentos dos antigos profetas, o decálogo passaram a ser letra morta, utilizado apenas para a conquista material, a manipulação, o poder.

E foi nesse ambiente conturbado, pior do que o momento atual em que vivemos, que surgiu Jesus, a expressão máxima do amor, da retidão de caráter, da força moral, da evolução espiritual.

Seus ensinamentos abalaram a sociedade da época, pois se baseavam no amor ao próximo, ao contrário das atitudes egoístas e mesquinhas da população em geral.

Seus exemplos de renúncia e abnegação marcaram a história de toda a humanidade, porque até hoje ninguém mais foi capaz de fazer o que ele fez: dar a sua própria vida para ensinar o perdão ao próximo por amor ao próximo.

Por isso, o Evangelho de Jesus, até hoje, é a obra-prima cujos ensinamentos deveriam guiar toda a humanidade. Não à toa, ele é considerado o Novo Testamento.

Se todas as instituições políticas, econômicas e sociais seguissem o Evangelho não haveria mais corrupção, criminalidade, injustiça, preconceito, ódio, guerra, despeito, vingança…

Jovem! O Novo Testamento é a herança espiritual que Jesus nos deixou. Ele ainda permanece novo, atual, porque nunca foi completamente compreendido. Na verdade, poucos o estudaram a fundo, compreendendo a profundidade dos ensinamentos cristãos. Estude-o, leia-o, analise-o comparando com os dias atuais. Muitos dos problemas que vivemos hoje, em essência, são os mesmos de dois mil anos atrás. Jesus resolveu aqueles problemas colocando o amor acima de tudo. Cabe a nós resolvermos os nossos colocando o amor acima de tudo. Aceite a herança que Jesus nos deu.

Vinicius Del Ry Menezes