JESUS E O MUNDO

JESUS E O MUNDO

11/04/2024 Juventude 0

Tenham bom ânimo, eu venci o mundo, disse Jesus, ao finalizar uma série de advertências aos apóstolos, momentos antes de ser preso.

O Mestre lhes dissera muitas coisas pelas quais passariam.

Explicara que eles seriam expulsos das sinagogas.

Prevenira que eles seriam mortos.

Revelara que ele próprio seria morto, dentro em breve, voltando ao Pai.

Prometera enviar um Consolador, o Espírito da Verdade, que relembraria todos os seus ensinamentos, aprofundando-os e explicando-os.

Diante do espanto e da tristeza que cobrira os apóstolos, Jesus ainda comparou aquele momento a um parto, cuja mulher sente dores, mas que depois as esquece, ante o filho nascido, assim como os discípulos se alegrariam quando Jesus voltasse, em espírito, para lhes dar os últimos ensinamentos.

Continuara as advertências, incentivando que os apóstolos pedissem o que quisessem ao Pai, porque o Pai lhes daria tudo o que eles pedissem em nome de Jesus.

Revelara, por fim, que os apóstolos logo seriam dispersos, enquanto ele seria morto.

E, após isso tudo, disse: não tenham preocupações; tenham bom ânimo, eu venci o mundo.

Apesar de todas as inúmeras dificuldades pelas quais passou até aquele momento, e considerando o martírio que se aproximava, é surpreendente que Jesus peça para que os apóstolos não se preocupem e tenham bom ânimo.

Se fossemos nós, o desespero já teria tomado conta. O medo nos teria levado à fuga aos deveres. A insegurança nos teria feito renegarmos a nossa crença.

Jesus, não.

E ele ensina como, ao dizer: eu venci o mundo.

Para Jesus, há uma diferença clara entre vencer no mundo e vencer o mundo.

Quem vence no mundo deseja apenas os bens terrenos, as posses, o dinheiro, a fama, a popularidade, de modo que não se preocupa em agir, muitas vezes, de forma antiética. Quem vence no mundo, na maioria das vezes, perde a alma, no sentido de que o vazio existencial se faz presente.

Quem vence o mundo, porém, deseja o contrário. Deseja a plenitude existencial e para isso busca o sentido da própria existência. Nessa jornada, quando sincera, sempre encontra um motivo elevado pelo qual viver, de modo que a sua existência se torna um hino de alegria para si próprio e para a comunidade que o cerca. Os bens materiais se tornam um meio para se adquirir a plenitude de vida e não um fim em si mesmo.

Jesus venceu o mundo porque ele usou toda a sua existência material para provar a existência espiritual, a verdadeira e eterna, de modo que os problemas diários, as dificuldades financeiras, as picuinhas de relacionamento foram por ele vencidas de forma fácil.

Os mesmos problemas diários, as mesmas dificuldades financeiras, as mesmas picuinhas de relacionamento que tantas vezes nos desanimam, foi pelo Mestre superadas para que a Vida eterna nos fosse revelada.

Jovem! Jesus venceu o mundo porque a Vida dele foi de plenitude, uma vez que ele a encarou de bom ânimo e sem preocupações materiais. A nossa vida pode se tornar plena, se nos dispusermos a buscarmos o sentido de nossa existência. Para isso, se faz necessário encarar os nossos desafios diários com ânimo forte e sem preocupações. Se utilizarmos os bens materiais como meio para essa busca, cedo ou tarde encontraremos o sentido de nossa Vida. E nesse dia, poderemos dizer que vencemos o mundo.

Vinicius Del Ry Menezes