JESUS E O JOVEM DE BEM

JESUS E O JOVEM DE BEM

02/12/2021 Juventude 0

Jesus disse: “seja logo perfeito, como perfeito é o nosso Pai Celestial”.

Allan Kardec, ao compilar os ensinamentos de Jesus à luz da doutrina dos espíritos, escreveu o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo. Nessa obra, o capítulo 27, intitulado Sede Perfeitos, explica o que Jesus quis dizer com essa frase.

Um dos tópicos desse capítulo* refere-se ao Homem de Bem. Parafrasearemos alguns tópicos desse texto adaptando-o à juventude.

O Jovem de Bem.

O verdadeiro jovem de bem é o que cumpre a lei da justiça, do amor e da caridade em toda a sua pureza, interrogando a própria consciência para verificar se não descumpriu essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia e devia, se foi útil aos outros em todas as oportunidades, se ninguém tem alguma queixa contra ele, ou seja, se fez aos outros tudo o que gostaria que os outros lhe fizessem.

Tem fé em Deus, porque sabe que tudo o que acontece, acontece com a permissão do Pai.

Coloca os bens espirituais acima dos bem materiais.

Sabe que todos os problemas são provas ou expiações para o seu próprio crescimento emocional e espiritual e, por isso, os aceita sem se queixar.

Possui o sentimento de caridade e de amor, que o leva a fazer o bem pelo bem, sem esperar recompensa. Retribui o mal que lhe fazem com o bem que é capaz de fazer. Defende o fraco contra o forte. Cede em favor do que for justo para todos.

Encontra a felicidade nas alegrias que espalha, no bem que pratica, nas lágrimas que seca, na consolação que acalma.

O jovem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raça, de crença, de orientação sexual, de deficiências, de escolhas políticas, de escolhas profissionais, porque vê todas as pessoas como sendo os seus irmãos.

Respeita nos outros todas as suas ideias sem reprová-las por não concordar.

Guiado pela caridade, não xinga, não humilha, não despreza, não causa sofrimento e contrariedade nos outros.

Não odeia, não guarda rancor e nem se vinga. Como Jesus, pratica o perdão, porque sabe que também precisa ser perdoado.

Respeita as fraquezas alheias porque sabe que também precisa ser respeitado em suas próprias fraquezas.

Estuda os seus próprios defeitos para melhorar cada dia um pouco mais.

Não deixa suas virtudes torná-lo arrogante e soberbo.

Não se orgulha de suas vantagens pessoais, porque sabe que um dia pode perdê-las.

Usa os seus bens para o bem de todos, e não para satisfazer paixões mesquinhas.

Por fim, o jovem de bem respeita todos os direitos dos seus semelhantes, como deseja que os seus direitos sejam respeitados.

Jovem! Na adolescência acreditamos que devemos nos preocupar com o nosso crescimento espiritual apenas na idade adulta. Isso é um engano! Podemos, e devemos, trabalhar a cada dia para nos tornarmos seres humanos melhores tão logo nos conscientizemos dessa necessidade. A gente espera que o mundo se torne um bom lugar, mas isso apenas acontecerá quando cada um de nós nos tornarmos pessoas melhores. Por isso, aproveite a adolescência para começar a trabalhar pelo seu crescimento. Não é porque se é jovem que se deve esperar. Jesus deixa isso claro ao dizer: seja logo perfeito!

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura integral desse capítulo a fim de compreender melhor a paráfrase realizada nesse texto.