JESUS E O EVANGELHO DE LUCAS

JESUS E O EVANGELHO DE LUCAS

23/06/2022 Juventude 0

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele era médico, nascido na Grécia. Culto, inteligente, dado à ciência pela sua profissão e às artes pelo coração, Lucas foi um dos mais importantes discípulos de Jesus.

Ele foi tão importante para o cristianismo nascente, que ajudou Pedro, João e Tiago na Casa do Caminho, a primeira comunidade cristã de acolhimento social surgida após a morte de Jesus.

Ajudou também na propagação do cristianismo para fora de Israel, pois realizou diversas viagens de pregação junto de Paulo de Tarso.

Na verdade, Lucas era muito amigo de Paulo de Tarso e o ajudou muito em diversos momentos.

Foi Paulo de Tarso quem sugeriu a Lucas que escrevesse esse Evangelho. Há muito tempo Paulo planejava escrever as memórias de mãe Maria, mas por causa das inúmeras viagens que fazia de propagação da doutrina de Jesus, além das inúmeras perseguições que sofria, nunca conseguiu concretizar essa ideia.

Por isso, sugeriu que Lucas o fizesse.

O Evangelho escrito por Lucas é, na verdade, um texto de memórias, escrito a partir de diversos relatos de Mãe Maria e de outras pessoas que conheceram Jesus, entre elas, Joana de Cusa, à época esposa de um alto funcionário de Herodes convertida ao cristianismo e que hoje se apresenta como Joanna de Ângelis, mentora espiritual do médium Divaldo Franco.

Por ser um Evangelho de memórias, esse texto apresenta outros pontos de vistas em relação a alguns fatos relatados pelos textos de Mateus e Marcos. Inclusive, de todos os evangelhos, esse é o que possui mais fatos relatados sobre a infância do Mestre Jesus. Afinal, Mãe Maria é quem relatou esses fatos a Lucas.

Esse também é o Evangelho que mais demonstra a importante participação feminina no apostolado do Mestre, mostrando que Jesus foi o primeiro homem a tratar as mulheres de igual para igual, sem preconceitos de gênero.

Lucas não apenas escreveu esse Evangelho, mas também o Ato dos Apóstolos, outro texto de memórias que narra as ações dos discípulos após a morte de Jesus.

Jovem! O Evangelho escrito por Lucas demonstra toda a fraternidade do Mestre Jesus para com todos aqueles que passaram pelo seu caminho. Esse é um texto que transborda amor filial, tanto por parte de Jesus para conosco, quanto por Deus para com a humanidade.

Vinicius Del Ry Menezes