JESUS E O CONVITE

JESUS E O CONVITE

09/03/2023 Juventude 0

Muitos são os chamados, poucos os escolhidos*, disse Jesus ao término da parábola intitulada Festim das Bodas.

Jesus narra, nessa história, o convite que um Rei faz para um grupo de pessoas participarem da festa de casamento de seu filho. Após a recusa dos convidados, esse Rei envia novos servos para chamar a novos convidados. Porém, além de recusarem o convite, esses convidados mataram os servos enviados pelo Rei.

O Rei, então, muda de estratégia: envia os seus servos para convidarem qualquer pessoa que queira participar da festa de casamento de seu filho. Logo, o salão fica cheio de convidados que aceitaram o convite.

Um dos convidados, porém, não estava vestido de forma adequada para uma festa de casamento e, por isso, o Rei ordena que ele seja expulso e conclui, dizendo: muitos são os chamados, poucos os escolhidos.

Nessa parábola, Jesus compara a festa de casamento ao Reino de Deus, ou seja, ao plano espiritual superior.

O Rei é Deus. Os servos são os primeiros profetas e religiosos que vieram trazer as verdades espirituais para a Terra e que, em sua maioria, foram mortos pela intolerância. Os convidados que se recusam a participar da festa são os primeiros povos que, muito materialistas ainda, preferiram não conhecer as verdades espirituais.

Ao estender o convite a todos, Jesus demonstra como era chegado o tempo em que as verdades espirituais seriam disseminadas para todos os povos, sem distinção, em todos os cantos do planeta.

Mas Jesus deixa claro que para participar dessa festa é necessário vestir a roupa certa, ou seja, estar disposto a se melhorar intimamente por meio do autoconhecimento e a prática da caridade.

Hoje, as verdades espirituais estão aí, postas, disseminadas, explicadas. Não há mais motivos para negar-se ao convite feito a nós.

No entanto, também não basta aceitar as verdades espirituais, os conceitos, as explicações se a pessoa não fizer um esforço por aplicar esses conhecimentos em sua vida diária.

Toda a humanidade já foi convidada para essa festa.

A maioria aceitou o convite.

A minoria, no entanto, tenta vestir a roupa certa para permanecer na festa.

São poucos os que estudam o Evangelho de Jesus e tentam aplicá-lo no dia a dia.

São poucos os que se esforçam em amar ao próximo.

São poucos os que praticam a caridade.

São poucos os que perdoam.

São poucos os que praticam a renúncia aos bens terrenos.

São poucos os que têm fé.

São poucos os que aceitam as situações difíceis que a vida lhes impõe.

São poucos o que amam a Deus acima de tudo.

Jovem! São poucos os escolhidos porque são poucos os que se esforçam para pôr em prática o Evangelho de Jesus. Aproveite a sua juventude para já colocar esses ensinamentos em prática porque quanto mais jovem começamos, mais fácil se torna. Aproveite o seu convite para ter mérito e ser um dos escolhidos.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura integral do capítulo 18, Muitos os Chamados, Poucos os Escolhidos, do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.