JESUS E AS REDES SOCIAIS

JESUS E AS REDES SOCIAIS

11/01/2024 Juventude 0

Narra o evangelista João que, um dia, Jesus disse:

– Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge. E o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

Após uma breve pausa, Jesus arrematou a lição:

– Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Nessa lição, Jesus já dava uma aula de redes sociais.

Por definição, uma rede social é uma comunidade de pessoas que se unem em torno de um interesse comum, ou uma causa comum, ou uma ideia comum.

Ambientes profissionais, ambientes de pesquisa, ambientes de arte, ambientes de entretenimento são formados por grupos de pessoas que possuem interesses comuns nesses locais de interação.

Hoje, com as novas tecnologias digitais, esses ambientes que antes eram exclusivamente do mundo físico, puderam ser transferidos para o ambiente digital, por meio das plataformas de redes sociais on-line.

O interesse comum entre as pessoas dessas comunidades que antes era pesquisado, discutido, debatido e experimentado em um ambiente físico passou a ser vivido em um ambiente digital, o que possibilitou um aumento expressivo no número de participantes.

Ao dizer que é o Bom Pastor e que dá a sua vida pelas suas ovelhas, Jesus demonstra ser ele o responsável pela rede social cristã, ou seja, pela comunidade que se estabeleceu em torno de seus ensinamentos.

Porém, o Mestre sabia que muitos tentariam dividir essa comunidade. Jesus os chamou de mercenários e lobos.

E é justamente o que acontece hoje nas redes sociais on-line.

A maioria das plataformas digitais são mercenários e lobos dispersando as pessoas lá cadastradas, por meio de falsos princípios de liberdade de expressão e liberdade religiosa, falsas concepções de mudanças de comportamento e empoderamento, bem como por mentirosas alegações de conexões entre pessoas com o objetivo de diminuir as fronteiras e distâncias do mundo.

Essas redes, em sua maioria, são mercenários e lobos que visam o lucro a qualquer custo e, para isso, não medem esforços para viciar os seus usuários, por meio de conteúdo duvidoso e falsas mensagens positivas.

Essas redes têm gerado, em seus usuários, problemas como ansiedade, insegurança, depressão, solidão, baixa autoestima, problemas de sono, dificuldade de relacionamentos, fuga da realidade, ilusão, problemas de desenvolvimento cognitivo, dificuldades motoras.

Além disso, muitas pessoas estão em um nível tão alto de vício, que não conseguem mais lidar com breves momentos tediosos, como uma sala de espera, uma fila, o uso de um banheiro, o abastecimento de um carro, etc, sem acessarem uma rede social on-line.

Uma comunidade saudável, uma comunidade onde as pessoas realmente são reconhecidas como pessoas e não como cifras de dinheiro, é uma comunidade onde todos podem ser realmente quem são, sem se tornarem dependentes umas das outras.

Jovem! Jesus é o bom Pastor da rede social mais importante que existe: a cristã. E para participar dessa rede não é necessário frequentar um templo de pedra, tampouco uma plataforma digital. Basta estudar o seu Evangelho, praticá-lo todo dia e conectar-se ao Mestre por meio da oração.

Vinicius Del Ry Menezes