JESUS E A SABEDORIA
Narra o Evangelho escrito por Lucas que, após voltarem de Jerusalém ao cumprirem a obrigação sagrada de apresentarem o primogênito ao templo, Jesus crescia em Nazaré e “se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria”.
A infância de Jesus foi repleta de momentos marcantes, pois como Messias, ele destoava muito das crianças da mesma idade, assim como destoou muito de todos os adultos com quem conviveu, do mesmo modo que até hoje destoa de nós, que dizemos segui-lo.
O Mestre é a sabedoria em pessoa.
Sabedoria, segundo o dicionário, significa conhecimento aprofundado sobre algo, erudição.
Mas Jesus não tinha apenas erudição sobre as verdades espirituais, ou seja, ele não apenas conhecia as escrituras sagradas.
Quantos de nós, hoje, conhecemos os seus ensinamentos, recitamos passagens e textos evangélicos, lemos a Bíblia, compreendemos as lições lá ensinadas? A resposta é: muitos de nós.
A maioria que se diz Cristão (e até muitos que não o são) conhecem os dois mandamentos ensinados por Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Mas ser erudito dos ensinamentos de Jesus não torna ninguém sábio.
Recorrendo ao dicionário novamente, há uma outra definição sobre sabedoria. Essa definição diz que sábio é quem é sensato, reflexivo.
Jesus não era apenas sensato e reflexivo. Ele era justo. Aliava o profundo conhecimento erudito que tinha ao profundo amor que sentia pela criatura humana.
Essa aliança entre o saber e o amor é o que torna Jesus o ser mais sábio de que se tem notícia.
Sabedoria, portanto, não é apenas saber, mas é agir aliando-se o saber ao amor.
Saber sem amar leva o ser a ações injustas.
Amar sem saber leva o ser a ações ineficientes.
A prova disso são os inúmeros exemplos de sabedoria que Jesus manifestou.
Jesus curou, porque sabia curar. Curou ao sábado, contrariando a lei humana, por amor ao doente.
Jesus ensinou, porque sabia a lição. Ensinou até quem não era judeu por amor ao ser humano.
Jesus sacrificou-se, porque sabia que se desse a própria vida por amor a nós, o seu evangelho permaneceria vivo até hoje.
É necessária muita sabedoria para uma atitude como essa.
Jovem! Alie os seus conhecimentos ao amor pelo próximo. Desenvolva o amor ao próximo por meio do estudo do evangelho de Jesus. Exercitando o amor e estudando as lições do Mestre, suas ações se tornarão mais sábias e sua vida será muito mais feliz.
Vinicius Del Ry Menezes