JESUS E A PARÁBOLA DO SEMEADOR

JESUS E A PARÁBOLA DO SEMEADOR

20/07/2023 Juventude 0

A Parábola do Semeador é um dos maiores alertas que Jesus fez em relação ao desperdício de oportunidades de crescimento espiritual a que estamos sujeitos. Nela, o Mestre demonstra como todos, sem exceção, temos acesso às verdades espirituais.

Essa parábola é tão importante que é a única que o próprio Mestre explicou em detalhes. Vejamos.

Jesus começa a parábola dizendo:

– Aquele que semeia saiu a semear.

Perceba que o Mestre não especifica quem é o semeador, se é dessa ou daquela igreja, porque as verdades espirituais não são posse exclusiva de um credo ou de uma religião específica.

Jesus continua:

– E, semeando, uma parte da semente caiu ao longo do caminho e os pássaros vieram e a comeram.

E o próprio Mestre explica esse trecho, dizendo:

– Escutem a parábola do semeador. Quem escuta as verdades espirituais e não lhes dá atenção, vem o mal e tira o que lhes foi semeado no coração. Esse é o que recebe a semente ao longo do caminho.

Quantos de nós nos recusamos a ouvir os bons conselhos dos pais, amigos, professores, líderes religiosos? Quantos de nós nos perdemos ao longo da jornada por não prestarmos atenção aos inúmeros avisos que nos são passados?

Jesus continua a parábola, narrando:

– Outra parte das sementes caíram em lugares pedregosos onde não havia muita terra. As sementes logo germinaram, porque era pouca a profundidade da terra onde caíram. Mas o Sol, levantando-se, as queimou e, como não tinham raízes profundas, secaram.

O Mestre explica esse trecho, dizendo:

– Aquele que recebe a semente em meio das pedras é o que escuta as verdades espirituais e que as recebe com alegria no primeiro momento. Mas não tendo raízes nele próprio, dura apenas algum tempo. Ao chegar os problemas e as perseguições por causa dessas verdades, tira ele daí motivo de escândalo e de queda.

E quantos de nós nos empolgamos ao descobrirmos as verdades espirituais, nos alegramos, queremos compartilhá-las com os outros, mas, diante da primeira crítica, do primeiro deboche, da primeira dificuldade material, abandonamos essas verdades e continuamos repetindo os mesmos erros?

Jesus continua, narrando:

– Outra parte caiu entre espinheiros e estes, crescendo, as abafaram.

O Mestre explica, dizendo:

– Aquele que recebe a semente entre espinheiros é o que ouve as verdades espirituais, mas logo essas verdades são abafadas pelos cuidados da matéria e a ilusão das riquezas que abafam as verdades e as tornam infrutíferas.

E quantos de nós ouvimos as verdades espirituais, mas priorizamos os cuidados financeiros, profissionais, pessoais, tão apegados à ilusão da matéria, como se fossemos levar tudo o que compramos para o túmulo?

Jesus finaliza a parábola, dizendo:

– Outra, finalmente, caiu em terra boa e produziu frutos, dando algumas sementes cem por um, outras sessenta e outras trinta. Ouça quem tem ouvidos de ouvir.

Por fim, o Mestre explica:

– Aquele, porém, que recebe as verdades espirituais em boa terra é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e em quem ela produz frutos, dando cem ou sessenta, ou trinta por um.

E quantos de nós, de fato, produzimos o Bem Maior a Todos, a partir do ponto de vista espiritual, o único eterno, que nem a traça e a ferrugem consomem?

Jovem! A Parábola do Semeador é uma aula sobre como todos temos acesso ilimitado às verdades espirituais. Mas também uma aula sobre o que devemos fazer com essas verdades. Aproveite a sua juventude e regue a terra do seu coração para que você produza cem por um. Não perca a oportunidade que o Mestre lhe deu.

Vinicius Del Ry Menezes