JESUS E A NEGAÇÃO

JESUS E A NEGAÇÃO

07/12/2023 Juventude 0

Durante a última ceia, Jesus revelou aos seus discípulos que ele seria preso naquela noite para ser morto, pela traição de um deles. Após o jantar, saíram para o Monte das Oliveiras, e Jesus disse:

– Todos vocês se envergonharão de mim, porque está escrito: ferirei o Pastor e as ovelhas do rebanho se dispersarão.

Pedro lhe disse:

– Ainda que todos se envergonhem de ti, eu nunca me envergonharei.

Jesus respondeu:

– Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará.

Pedro retrucou:

– Ainda que seja necessário morrer contigo, de jeito nenhum te negarei.

E todos os discípulos disseram o mesmo.

Porém, ao ser preso, cada discípulo dispersou para um lado. Pedro seguiu a escolta armada contra Jesus, ao longe para não ser reconhecido.

Pedro entrou escondido no Templo, onde o sumo sacerdote Caifás conduzia a farsa do julgamento de Jesus, junto aos principais sacerdotes do Sinédrio.

Após a condenação à morte, Pedro saiu para o pátio e uma mulher o acusou de ser seguidor de Jesus. Pedro disse:

– Não sei o que você diz.

Uma outra mulher o acusou de seguir Jesus. Pedro retrucou:

– Juro que não conheço tal homem.

Uma turma o cercou e também o acusou de seguir Jesus. Pedro, irritado, afastando-se, disse:

– Não conheço esse homem.

E nesse momento, o galo cantou.

Pedro lembrou-se de que Jesus o advertira que ele o negaria antes do galo cantar e, chorando amargamente, se afastou dali, profundamente arrependido.

E ainda assim, Jesus, após sua morte, em espírito, voltou e orientou os discípulos por mais quarenta dias para fortalecê-los moralmente, diante de todos os desafios pelos quais passariam para levar o seu Evangelho de amor pelos quatro cantos do mundo.

E Pedro, que o negara três vezes, ficou incumbido de liderar a todos.

A lição é expressiva.

Por mais que neguemos Jesus diariamente, o Mestre não nos nega nunca.

São muitos os momentos em que o negamos: ao não estudar o seu Evangelho; ao não praticar o seu Evangelho; ao não nos melhorarmos moralmente por meio do seu Evangelho; ao exigirmos do outro o que devemos dar de nós próprios; ao não praticar a caridade; ao não amar; ao não perdoar.

Se Pedro, que o negou após prometer-lhe fidelidade, foi posto na liderança de sua causa, em que posto o Mestre nos colocará assim que realmente formos fiel ao seu Evangelho?

Jovem! Jamais se envergonhe de ser Cristão. Jamais se negue a divulgar o Evangelho de Jesus. Jamais tenha medo de se dizer seguidor do Mestre. Não o negue em atos, nem em palavras e nem em sentimentos. Porque Jesus, que conhece todas as nossas fragilidades como conhecia as de Pedro, jamais nos negará, porque mesmo não sendo fiéis a ele, ele sempre é fiel a nós.

Vinicius Del Ry Menezes