JESUS E A MENTIRA

JESUS E A MENTIRA

01/04/2021 Juventude 0

Desesperados para condenarem e matarem Jesus, os sacerdotes do templo buscavam um motivo para a condenação do Cristo. Como não havia nenhuma causa para a acusação, eles pagaram duas pessoas para mentirem sobre Jesus.

Essas duas testemunhas falsas deturparam os ensinamentos de Jesus para que ele fosse considerado blasfemo.

É interessante notar que os sacerdotes que se diziam defensores intransigentes da lei de Moisés, desrespeitaram um dos mandamentos mosaicos para conseguirem a condenação de Jesus.

O oitavo mandamento diz que não se deve levantar falso testemunho contra o seu próximo, em outras palavras, não se deve mentir para se conseguir o desejado. Ironicamente, os sacerdotes, defensores das leis de Moisés, para condenarem Jesus, fizeram justamente o que a lei não permitia.

Ao ouvir as falsas acusações, o Sumo-sacerdote perguntou a Jesus como ele se defendia.

Jesus calou-se.

Jesus calou-se porque a verdade é mais forte que a mentira.

Jesus calou-se porque nada do que dissesse mudaria o veredito que já estava determinado antes mesmo do julgamento começar.

Jesus calou-se porque sabia que, quem apela para a mentira para conseguir o que deseja, é um infeliz imaturo.

Dois mil anos depois, a mentira ainda é usada para a conquista do que se deseja.

Políticos mentem para conseguirem votos.

Chefes mentem para seus subordinados para os manterem na linha.

Casais mentem para casarem-se não por amor, mas para vantagens financeiras.

Delinquentes mentem para se livrarem da justiça.

Vestibulandos mentem para si mesmos fingindo que gostam daquela profissão altamente remuneratória em detrimento de suas reais aptidões.

Jovens mentem para conseguirem sexo fácil.

Adolescentes mentem para os pais para saírem às escondidas.

Jovens mentem para si mesmos não aceitando quem são para se enquadrarem naquele grupo de falsos amigos.

A mentira está em todos os níveis, em todos os lugares, em todas as situações.

Por isso Jesus, ao perceber que seria pela mentira que a sua condenação viria, calou-se. Porque a verdade não precisa de explicações. A verdade não precisa de defesa. A verdade se impõe, cedo ou tarde. Três dias depois dessa mentira, a verdade se revelou em todo o seu esplendor: Jesus voltava, em espírito, ao convívio dos seus discípulos, provando que ele era, sim, o Messias prometido, o Cristo de Deus.

Jovem! A verdade, por mais difícil que possa parecer a princípio, é o único caminho seguro, porque as consequências da mentira são sempre desastrosas. Quem mente para si e para o próximo assume a responsabilidade por todo o mal que acontece a partir dessa mentira. Por isso Jesus disse, em um belo dia, as seguintes palavras: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Porque só quem diz a verdade está livre das consequências da mentira.

Vinicius Del Ry Menezes