JESUS E A IMPRUDÊNCIA

JESUS E A IMPRUDÊNCIA

23/03/2023 Juventude 0

Jesus enviou os seus doze discípulos para pregarem o seu Evangelho em algumas cidades próximas. O objetivo do Mestre era treiná-los na propagação de seus ensinamentos, pois ele sabia que em breve seria preso e morto.

Jesus orientou-os, dizendo:

– Curem os enfermos, limpem os leprosos, promovam desobsessões, deem de graça o que de graça receberam.

Após uma breve pausa, disse:

– Não levem ouro, nem prata, nem cobre. Nem bolsa, nem duas túnicas, nem chinelos. Porque digno é o trabalhador do seu alimento. Em qualquer cidade que entrarem, procurem saber quem é digno nela e se hospedem com ele. Ao entrarem na casa, se ela for digna, desçam sobre ela a sua paz. Mas, se não for digna, não se abalem. E se ninguém os receber, nem ouvirem as suas palavras, saiam da cidade e tirem o pó dela de seus pés.

E para arrematar a lição, o Mestre concluiu.

– Eis que eu os envio como ovelhas em meio aos lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Interessante notar que Jesus incentiva os seus discípulos a serem prudentes durante essa viagem.

Prudência significa cautela, precaução, sensatez. Para que ela seja aplicada, é necessário que a pessoa esteja calma e alerta, bem como tenha o mínimo de conhecimento suficiente para perceber os perigos a que está exposta.

Muitos confundem prudência com fé cega.

A fé cega é a crença infantil em um poder superior que superprotege aqueles que são imprudentes.

É por causa da fé cega e, portanto, imprudente, que muita dor é causada.

É a imprudência que leva o jovem a roubar o carro dos pais e, sem a habilitação adequada, causar acidentes mortais. Mas antes do fato consumado, ele tinha a fé cega de que isso não aconteceria com ele.

É a imprudência que leva o adolescente a se envolver com drogas, bebidas e sexo fácil, viciando-se de tal maneira que só com muito esforço, um dia, talvez, consiga livrar-se de tais vícios. Mas antes do fato consumado, ele tinha a fé cega de que pararia com o vício sempre que desejasse.

É a imprudência que leva o jovem adulto a envolver-se em relacionamentos tóxicos com pessoas já comprometidas com outras, causando dor, mágoas e frustrações, quando não crimes passionais. Mas antes do fato consumado, ele tinha a fé cega de que o amor entre eles seria mais forte do que tudo.

É a imprudência que leva o religioso a pensar que está acima do bem e do mal, extorquindo os fiéis que o seguem, manchando a imagem de sua igreja, templo ou centro espírita e afastando aqueles que de fato são ilibados. Mas antes do fato consumado, ele tinha a fé cega de que era o eleito por Deus para tal ato.

É a imprudência que leva o esportista a desafiar a morte, morrendo antecipadamente. Mas antes do fato consumado, ele tinha a fé cega de que era habilidoso o suficiente para não se matar.

Jesus, em momento nenhum, incentivou a imprudência de ninguém, a fé cega de ninguém. Pelo contrário, recomendou a prudência, o orar e o vigiar.

Jovem! Não invente desculpas esfarrapadas para justificar os seus erros, atos e vontades que podem causar tragédias. É comum o adolescente achar que com ele nada acontecerá de mal. Até o dia em que acontece. Lembre-se: a fé cega é imprudente e mata.

Vinicius Del Ry Menezes