JESUS E A DÚVIDA

JESUS E A DÚVIDA

24/02/2022 Juventude 0

Três dias após a sua morte, Jesus voltou em espírito ao convívio dos seus discípulos para dar-lhes as instruções finais sobre a divulgação do seu Evangelho. Ao materializar-se em frente a eles, seus discípulos ajoelharam, em respeito, mas alguns deles duvidaram de que ele fosse realmente Jesus.

A dúvida é algo comum no dia a dia.

Existe aquela dúvida natural quando se tem duas opções a se escolher: essa ou aquela comida, esse ou aquele curso, essa ou aquela roupa, esse ou aquele produto…

Mas existe aquela dúvida existencial mais profunda, que muitas vezes paralisa. Aquela dúvida que Shakespeare imortalizou na peça teatral Hamlet: ser ou não ser?

E era justamente essa dúvida existencial que alguns de seus discípulos sentiram ao verem o espírito de Jesus materializado em frente a eles. Era ele ou não era? Seria isso possível? Como?

A dúvida existencial, na verdade, é medo disfarçado de incerteza.

O medo da morte gera a dúvida sobre a imortalidade: será que existe vida após a morte?

O medo do futuro gera a dúvida sobre o que se fazer no presente: será que haverá guerra, outra pandemia, terremotos, etc?

O medo da pobreza gera a dúvida sobre qual profissão escolher: eu gosto disso, mas aquilo dá mais dinheiro, qual escolher?

O medo da opinião pública gera a dúvida sobre a própria personalidade: o que será que vão pensar de mim se eu for assim? E se eu for de outro jeito?

O medo da crítica gera a dúvida sobre a própria capacidade artística, esportiva, intelectual: eu quero fazer, mas será que sou capaz?

É o medo que sempre gera as dúvidas mais profundas no ser e o paralisa.

Alimentado pela falta de confiança em si próprio, o medo gera tantos questionamentos que a pessoa fica perdida e paralisada em meio às próprias dúvidas, a ponto de perder diversas boas oportunidades de crescimento, de alegria, de vida.

Infelizmente, muitos professores, pais, mães, irmãos, amigos, e até mesmo líderes religiosos, reforçam esses medos para que possam manipular as pessoas e obterem as vantagens materiais e emocionais que desejam.

A equação é simples: eles incentivam o medo para que a pessoa tenha muitas dúvidas e, amedrontada, faça tudo o que eles, os manipuladores, ordenam, afinal, se eles estão tão certos de aquilo é o correto, deve ser mesmo… Quanta perdição essa equação já gerou!

Ao perceber que alguns dos seus discípulos paralisaram-se em dúvidas existenciais, Jesus disse:

– Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, partam, façam discípulos em todas as nações, batizem em nome do Pai, ensinando-os a observarem os ensinamentos que eu tenho dado, e então eu estarei com vocês todos os dias até a finalização dos séculos.

Resumindo: ao invés de convencê-los por argumentos, incentivou-os a agirem por si próprios, espalhando o seu Evangelho por onde fossem, assumindo a responsabilidade pelos seus atos, pois as respostas existenciais para as dúvidas seriam encontradas pelo caminho percorrido e não ali, paralisados pelas incertezas.

Jovem! Tenha a seguinte certeza: Deus é amor e Jesus é o fiel executor desse amor em nosso planeta Terra. Não tema. O que tiver que acontecer acontecerá para o nosso bem. Na dúvida, pergunte-se: como Jesus decidiria isso que eu tenho que decidir? A resposta sempre será o bem de todos e esse sempre será o melhor caminho a se tomar. Percorra o caminho do bem, sem dúvidas, com fé, na certeza de que o Mestre está com nós até o fim dos séculos…

Vinicius Del Ry Menezes