JESUS E A CALÚNIA

JESUS E A CALÚNIA

17/02/2022 Juventude 0

Ore pelos que te caluniam, disse Jesus.

A calúnia é a afirmação mentirosa que alguém faz sobre outra pessoa, ou seja, é quando alguém mente sobre uma determinada pessoa com o objetivo de prejudicá-la.

Jesus sofreu diversas calúnias ao longo de sua vida na tentativa de desmoralizá-lo. E esse é o objetivo de todo caluniador: desmoralizar a sua vítima.

A calúnia no lar na tentativa de desmoralizar os esforços dos cônjuges e filhos.

A calúnia no colégio na tentativa de desmoralizar os professores e colegas de classe.

A calúnia entre os amigos na tentativa de desmoralizar aquele a quem se inveja.

A calúnia no ambiente de trabalho na tentativa de desmoralizar aquele que se destaca.

A calúnia na sociedade na tentativa de desmoralizar aquele que conduz a multidão.

A calúnia da internet na tentativa de desmoralizar aquele que tem uma opinião diferente.

A calúnia nos programas de televisão na tentativa de desmoralizar o concorrente.

A calúnia nas religiões na tentativa de desmoralizar o “infiel”.

O que o caluniador não percebe é que, além de ser um crime, a mentira exposta diz mais sobre ele mesmo do que sobre a pessoa para a qual ele direciona a calúnia.

Inconscientemente, o caluniador admira a pessoa caluniada, pois enxerga nela os valores morais, financeiros, profissionais, sentimentais que ele tanto gostaria de ter. E como não consegue tê-lo, lança mão da calúnia como forma de diminuir a “vantagem” que julga que o outro possui.

A calúnia pode ter consequências perversas para o caluniado, tanto do ponto de vista material quanto espiritual e moral. Pode até mesmo levar à morte. As páginas policiais estão cheias de casos de pessoas linchadas até a morte e que eram inocentes dos crimes que foram acusadas…

Por isso Jesus disse: ore pelos que te caluniam.

Eles são irmãos infelizes que não sabem lidar com o sucesso dos outros e precisam diminui-los para se sentirem bem consigo próprios.

Jovem! Jesus não pede para você confrontar quem te calunia, não pede para você se defender em público, não pede para argumentar a favor de si próprio. O Mestre pede apenas para orar pelo caluniador. Ao orar para ele, você se coloca em proteção espiritual contra as mentiras contadas sobre você. Somente a oração tem o poder de calar os caluniadores, porque a prece te ajudará a manter uma postura correta diante da vida e é essa postura correta que desmentirá para os outros as mentiras lançadas contra você. Além disso, os bons espíritos ajudarão o caluniador a enxergar a verdade e a ter força para mudar de atitude.

Vinicius Del Ry Menezes