JESUS E A AUTOMUTILAÇÃO

JESUS E A AUTOMUTILAÇÃO

16/03/2023 Juventude 0

Um dos trechos que mais causa espanto no Evangelho de Jesus é o seguinte ensinamento:

– Se a sua mão ou o seu pé são objeto de escândalo, corte-os e lance-os longe de ti. Melhor será para você entrar na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que ter dois e ser lançado no fogo eterno. Se o seu olho é objeto de escândalo para ti, arranca-o e lança-o longe. Melhor será para você entrar na vida tendo um só olho, do que ter dois e ser precipitado no fogo do inferno.

É óbvio que Jesus não incentivava ninguém a se automutilar.

Esses ensinamentos são altamente metafóricos e merecem ser interpretados à luz do ponto de vista espiritual, não físico.

Escândalo, para Jesus, são todas as atitudes erradas que tomamos em relação aos outros e a nós mesmos. Ou seja, é a maldade que praticamos.

Ao dizer que devemos “cortar” as mãos, pés e olhos, Jesus quer dizer que devemos cortar a maldade que há em nossos corações.

É a maldade que há em nossos corações que faz com que as mãos, pés e olhos pratiquem crimes e erros escabrosos.

É a maldade em nossos corações que faz com que nossas mãos pratiquem a violência.

É a maldade em nossos corações que faz com que nossos pés corram, abandonando nossas responsabilidades familiares, profissionais e sociais, deixando em desamparo aqueles que dependem de nós.

É a maldade em nossos corações que faz com que vejamos o mal onde ele não existe, levando-nos a julgar e condenar os outros como responsáveis pela nossa própria maldade.

Para os homens e mulheres tão incultos da época, em sua maioria incapazes de entenderem a profundidade dos ensinamentos espirituais, Jesus precisou se utilizar de figuras de linguagem tão enérgicas quanto essas para que eles entendessem que é responsabilidade de cada um se livrar do mal que há em si próprio.

Infelizmente, tanto naquela época, quanto hoje, nem todos possuem os ouvidos de ouvir, como dizia o Mestre, ou seja, nem todos que ouvem os ensinamentos conseguem compreendê-los.

Por isso, é necessário que cada um de nós, que entendemos e aceitamos os ensinamentos de Jesus, pratiquemos os seus ensinamentos, não só para evoluirmos espiritualmente, mas também para seremos exemplos práticos para aqueles que não conseguem entender as lições contidas no Evangelho.

Que a cada dia possamos cortar de nossos corações a raiva, o ódio, a ira que nos leva a violências físicas, verbais e morais.

Que a cada dia possamos cortar de nossos corações o medo, a insegurança, a preguiça que nos leva a abandonarmos as nossas responsabilidades morais, profissionais, estudantis e sociais.

Que a cada dia possamos cortar de nossos corações a inveja, o ciúme, a cobiça para que vejamos o nosso próximo como um irmão em Deus.

Jovem! Automutilar-se não é o caminho que Jesus deseja que você percorra. Mutilar o corpo não faz o espírito crescer, pelo contrário. Jesus deseja que você pratique a reforma íntima, o autocuidado, a reflexão, o amor a si próprio, o amor ao próximo, o amor a Deus.

Vinicius Del Ry Menezes