O LIVRO DOS ESPÍRITOS

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

14/08/2023 Amor e Luz 0

Nos faz refletir sobre os interesses do criador com seus filhos terrestres, sob o rol de orientações que vieram do além, além da grandíssima atualidade que nos faz sentir seu caráter de vanguarda para esclarecimento do planeta, em diferentes níveis e distintos temas.

Este livro sacode o pó que recobre a mente humana em todos os domínios do intelecto, abrindo espaços para profundas reflexões e exercício de formidáveis raciocínios lógicos.

Ele desestabiliza os fundamentos teológicos remanescentes da idade média, dos tempos de compreensíveis limitações conceituais e trata Deus, de anjos e demônios, de céu e inferno, com tamanha lucidez que desmistifica todo tratado de horrores, de amedrontamento, de castigos impostos naquela época, e faz ruir a absurda construção dos ódios e iras divinas, mostrando-nos um Deus de perfeição absoluta e de amor aos seus filhos.

Este livro nos fala dos tempos vividos de ignorância, de pelejas, de aprendizados dos erros e acertos, até alcançarmos os níveis mais elevados da evolução.

Ensina que a morte do corpo jamais cela a sorte definitiva dos indivíduos, remetendo-os a diversos lugares físicos para usufruirmos prazeres intermináveis quanto insuportáveis ou para suportar sofrimentos tão irracionais quão inestancáveis.

O Livro dos Espíritos levanta discussões científicas sobre o átomo, o éter, a matéria, enfim, antecipando a sua existência em condições nunca abordadas aos pensamentos e não captadas pelos instrumentos de medição.

Diante dos avanços da microfísica, dos estudos do plasma, da física quântica, da matéria escura ressaltou o caráter vanguardista e científico do espiritismo.

Este Livro antecedeu as preocupações sócio-político-religiosas, que adentram a área médica em torno de abortos, quando estabelecem que qualquer transgressão às leis de Deus se caracteriza como um crime.

Quando explodem discussões à respeito do abortamento de anencéfalos, de portadores de deficiências orgânicas de grave porte, num indisfarçável programa de melhoramento de raças, ou quando surgem defensores deste ato criminoso por causa da violência sexual, ou por enfermidades pré-existentes, ou ainda por problemas socioeconômicos, sentimos a lucidez do espiritismo que se opõe aos arrazoados pífios (irrisórios) e aos desculpismos denunciando a incapacidade do homem em educar lares, escolas e massas sociais perante a grandeza de viver em cada reencarnação.

O Livro dos Espíritos refuta ainda toda e qualquer proposta de guerra, mas aplaude e incentiva todas as iniciativas e realizações em favor da paz; enaltece os valores da ecologia ensinando-nos o respeito a nossa casa planetária e aquilo que estamos fazendo por desrespeito ao nosso livre arbítrio.

Esta obra de 150 anos nos mostra a beleza e a indescritível profundidade de uma obra que ilumina almas ignorantes e também as liberta.

Colaboração Vanda Ciliprandi