ÉTICA PODE SER APRENDIDA?

ÉTICA PODE SER APRENDIDA?

20/11/2023 Amor e Luz 0

A ética é um comportamento que envolve falar e, trabalhar a verdade em tudo que fazemos ou falamos; é receber o justo pagamento que nos cabe por algo realizado; é indicar os nomes de quem tem escrito ou feito alguma coisa pelos nossos trabalhos de escola ou profissional, isto é, são atitudes de todos os que respeitam princípios e a integridade moral que lhes atinjam como ser humano e ao seu próximo, são pois ações que levam o indivíduo a traçar sua vida sem esperar qualquer reconhecimento, rótulos, homenagens ou propinas.

 Sempre vislumbro que a pureza de uma criança deva ser a alavanca que um adulto precisa para agir sem mentiras com a sinceridade de seu sorriso e fortalecimento de seu caráter.

Por isso faça com que os seus, na idade de crescimento, se tornem sociáveis que recebam influência de fatores diversos e adversos que lhes façam construir a verdadeira realidade da vida, estabelecendo sentimentos de segurança de estabilidade econômica, de força de trabalho, que faz o homem ascender profissionalmente e socialmente.

Cabe aos pais, humildes ou nobres, que tenham qualquer credo, solidificarem em seus filhos a verdadeira essência do porque vivemos.

É preciso que o ardor das tentações de se obter vantagens, lucros a qualquer preço ou da obtenção de fama, de se beneficiar de diferentes influências, de que usar inapropriadamente o poder, de que enriquecer-se de informações privilegiadas, de que trair, prometer e não cumprir, de que ceder a avareza ou de que omitir decisões e opiniões são formas diversas de se inverter valores e princípios morais, que elevam o ilícito, o ilegal, o inaceitável diante da vida que se leva.

A ética se aprende sim, esta se constrói pelo exercício da humildade, da justiça que podemos aprender um dia por aquele que se fez nosso irmão propagando-a por todos os mundos.

Vamos, pois pensar na ética que queremos e que praticamos, lembrando–nos sempre da frase ouvida “que país queremos deixar para nossos filhos”, porém a frase correta é “que filhos queremos deixar para o nosso país”.

Denise Costa