CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Hoje vivemos uma terrível crise econômica, política e moral. Na área econômica assistimos a volta da inflação, o desemprego, queda do poder aquisitivo do trabalhador, retração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), redução de investimentos na infraestrutura, construção, educação, saúde e segurança.
Na política paralisada acompanhamos a falta de postura moral sobre os escândalos provocados principalmente pela corrupção na Petrobrás, com o envolvimento de políticos, empresários, funcionários públicos, com desvio de bilhões de reais que foram retirados dos cofres públicos. O nosso dinheiro que deveria voltar para aplicações na área de saúde, segurança, educação, obras de infraestrutura, etc…, se foi…
Hoje o trabalhador brasileiro se sente envergonhado e vilipendiado com a situação vigente, sem esperanças e com receio da perda do emprego e da condição de manutenção sua e de sua família.
Efeito das inúmeras promessas que não foram e não estão sendo cumpridas, pois uma coisa é falar e a outra é fazer o dever, moralmente que se compromete.
Frente a essa questão, muitos brasileiros, bem como alguns irmãos das Comunicações Espíritas, não se interessam pela política e são arredios a esse assunto. Acreditam que é coisa pecaminosa, nefasta e que deve ser evitada. Estes confiam que o nosso planeta, da condição de provas e expiações, passará para a condição de planeta de regeneração simplesmente pela intervenção divina. Aguardam a nova vinda do Cristo que redimirá os pecados da humanidade, enquanto que assistiremos passivamente e acomodados a implantação de nova ordem social.
O nosso irmão maior – Cristo – já veio a Terra e já trouxe os ensinamentos para seguirmos e alcançarmos a nossa evolução e, por conseguinte, a evolução da Sociedade. Precisamos ter a coragem de assumirmos nossas responsabilidades e agirmos, seguindo Seus ensinamentos, para transformarmos a Sociedade em homens fraterno e justos em igualdade e direito.
Para isto devemos nos solidarizar e oferecer ajuda, tanto no apoio fraterno quanto na ajuda material.
É nos momentos difíceis como o que agora vivenciamos, que devemos mostrar e aplicar os ensinamentos do Mestre Jesus, de participação, caridade e amor ao próximo.
O que hoje assistimos em termos de crise econômica, social, política e moral, com graves impactos na vida e na Sociedade é simplesmente reflexo da omissão, do comodismo, da falta de visão e do desinteresse pela política.
Saiamos do comodismo e cobremos os políticos que receberam nossos votos para que atuem com serenidade e no interesse do cidadão – cumpram as promessas! Protestemos, dentro da legalidade para que os que mentiram e cometeram crime de corrupção sejam devidamente punidos e afastados da vida pública, independentemente, de seja á qual for sua posição partidária.
Temos o dever de deixar um país melhor, mais seguro e com esperança de uma vida para as gerações que nos sucederão – nossos filhos e netos.
José Carlos Beraldo – Jornal Universo Espírita
Como Atuar? – Praticando atos de fraternidade, agindo como verdadeiros irmãos:
a) oferecendo empregos, mesmo que isso signifique menos lucros;
b) olhando as necessidades dos que dividem conosco o Planeta, seja através de alimentos, roupas, calçados, remédios, um copo de água, uma palavra de otimismo, esperança, fé, perseverança;
c) exercermos os exemplos de Jesus com honestidade, aceitação do que somos e que temos, sem barganhar, ou propinar em nosso favor;
d) exercer o papel de cidadão, protestando pelas redes sociais, sem xingamentos, ofensas e incentivo à violência, protestando pelas ruas com cantarolas de mudança, esperança, sem destruirmos tudo o que o próprio homem construiu;
e) não só esperando deixarmos um país melhor para nossos filhos e netos, mas esperando deixarmos Filhos e Netos melhores para o futuro do Brasil.
Comentário Linda de Fátima