CONHECENDO A HIPERTENSÃO ARTERIAL

CONHECENDO A HIPERTENSÃO ARTERIAL

17/04/2023 Amor e Luz 0

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra a parede da artéria, necessária para a circulação do sangue.

O valor superior da pressão arterial é chamado de pressão sistólica e o valor mínimo, diastólica.

A hipertensão arterial é quando a pressão arterial permanece elevada acima dos valores considerados normais, fazendo com que o coração tenha que forçar seu trabalho para bombear o sangue para o organismo.

Não há quadro clínico especifico, podendo ocorrer dor de cabeça, visão turva, náuseas, etc… É comum a pressão arterial estar elevada e o individuo não apresentar nenhum sintoma.

A hipertensão pode ter uma causa especifica (renal, metabólica, endócrina, neurológica, como ex: derrame), sendo denominada hipertensão secundária, tendo tratamento e na grande maioria das vezes, cura.

A denominada hipertensão essencial, quando não se detecta uma causa, podendo ser relacionada aos fatores hereditários, devendo ser controlada permanentemente.

A avaliação do tipo de hipertensão arterial deve se realizada por meio de avaliação médica cuidadosa e exames complementares.

É importante controlar a pressão arterial pois pode favorecer o aparecimento de doenças do coração, dos rins e até cerebrais.

Para manter a pressão em níveis normais é preciso:

a) manter seu peso dentro dos valores adequados para sua altura;

b) fazer atividades físicas diárias;

c) diminuir a quantidade de sal em suas refeições e as bebidas alcoólicas, ex: sal de ervas (2 colheres de sopa de sal marinho, 2 colheres cheias de sopa de alecrim seco, 2 colheres cheias de sopa de orégano, 2 colheres cheias de sopa de salsinha seca, 2 colheres de sopa de manjericão seco, 2 colheres de sopa de gergelim tostado se gostar. Bater tudo no liquidificador, desligar e mexer com uma espátula para que tudo fique bem homogêneo. Peneirar em peneira bem fina em guardar em pote de vidro);

d) faça uso de medicamentos para controle da pressão arterial, procure tomá-los corretamente, conforme orientação médica;

e) verifique sua pressão arterial periodicamente.