JESUS E O FRACASSO

JESUS E O FRACASSO

27/05/2021 Juventude 0

Jesus, com sua mansidão característica, não apenas ensinava sobre o amor, mas agia de acordo com esse sentimento, curando, abraçando, acolhendo, compreendendo, silenciando, libertando todos aqueles que o procuravam com fé no coração.

E mesmo sendo a expressão máxima do maior sentimento que existe, o Mestre foi preso, torturado, condenado injustamente e morto em uma cruz, em meio a dois criminosos.

Seus algozes, os fariseus fanáticos e os romanos incrédulos, acreditaram-se vencedores, pois viram na morte de Jesus o fracasso de um homem.

Dois mil anos depois, a história nos mostra que Jesus foi o grande vencedor.

Aparentemente fracassado, o Mestre não se rebelou contra a prisão injusta imposta pelo Sinédrio, órgão político-religioso da época.

Aparentemente fracassado, Jesus não se ofendeu diante das humilhações ultrajantes as quais foi submetido durante um falso julgamento.

Aparentemente fracassado, Jesus demonstrou o perdão aos ofensores, no instante máximo do seu martírio.

Aparentemente fracassado, três dias depois, o Mestre voltou ao convívio, em espírito, com os seus discípulos, demonstrando a imortalidade da alma.

Aparentemente fracassado, ainda hoje Jesus está presente no coração de milhões de seguidores espalhados pelo mundo.

Aparentemente fracassado, Jesus amou e continua amando a nós, seus irmãos caçulas, ainda cheios de defeitos e imperfeições, mas suficientemente dispostos a seguir-lhe os passos, mesmo que ainda sejamos vacilantes no caminhar.

Se o dicionário comum define fracasso como a falta de êxito, de sucesso, de conquista, no dicionário Cristão o fracasso não existe.

Quem segue Jesus sabe que o aparente “fracasso” nada mais é do que uma experiência de vida, uma forma de aprendizagem para crescimento pessoal.

Muitos jovens temem fracassar em suas vidas, vivendo angustiados, tristes, depressivos.

Temem ser um fracasso profissional por não escolherem a profissão correta.

Temem viver sozinho por não conseguirem encontrar quem os ame.

Temem não ter dinheiro suficiente para sobreviverem.

Temem ser excluídos do grupo por serem quem são.

Temem descobrir quem realmente são por não se enquadrarem nos “padrões” da sociedade.

Temem errar.

Temem viver.

Temem morrer.

Temem fracassar.

A sociedade impõe que todos sejam bem-sucedidos profissionalmente, socialmente, financeiramente. Todos devem estudar muito, entrarem em boas faculdades, falarem diversas línguas, fazerem intercâmbio, conquistarem ótimos empregos, comprarem um carro zero e um apartamento financiado. Tudo isso antes dos trinta anos de idade. E quem não consegue é visto, pela sociedade, como um fracassado.

Para Jesus, porém, ser bem-sucedido não é conquistar bens materiais. Ser bem-sucedido é crescer como ser humano. É tornar-se uma pessoa melhor a cada dia. Para o Mestre, ser bem-sucedido, é assumir a responsabilidade pelo erro cometido, sem vitimismo, sem se agarrar à culpa. Para o Cristo, ser bem-sucedido, é entender que o “fracasso” de hoje é lição para amanhã. Que o “fracasso” de hoje, talvez seja a grande oportunidade de sucesso que ainda virá.

Jovem! Muitos dos “fracassos” de hoje são avisos para que não haja derrotas morais graves no futuro, ou seja, são lições sólidas de crescimento emocional. Por isso, não tema fracassar. Aprenda o que o “fracasso” quer te ensinar. Use-o como mola para se tornar um ser humano melhor. E lembre-se: a maior referência moral que o mundo já teve, Jesus, foi considerado, há dois mil anos, como um reles fracassado. E para demonstrar que, na verdade, era bem-sucedido, Jesus, sabendo que seria preso e morto, virou-se para os seus discípulos e disse, amorosamente: tenham bom ânimo, eu venci o mundo.

Vinicius Del Ry Menezes