TRABALHO VOLUNTÁRIO NA CASA ESPÍRITA

TRABALHO VOLUNTÁRIO NA CASA ESPÍRITA

30/11/2020 Amor e Luz 0

O voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e de solidariedade, doa seu tempo, seu trabalho e seu talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.

Voluntário é, pois, toda pessoa que já rompeu, mesmo que parcialmente, a crosta do egoísmo, de egocentrismo, que em maior ou menor grau nos envolve a todos. É aquele que já exercita, ainda que muitas vezes em estado embrionário, o amor ao próximo ensinado por Jesus, fazendo ao irmão necessitado o que gostaria que se lhe fizesse em idêntica situação. Atua no anonimato.

Segundo pesquisa realizada por Allan Luks, em The Healing Power of Doing Good, descobriu-se que pessoas que “ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez beneficiados pela saúde retornavam quando eles se lembravam da ação em anos anteriores”.

Assim é que trabalho voluntário faz bem à saúde física, psíquica e espiritual; o trabalhador voluntário vive mais e melhor.

As suas mãos estendidas acolhem e aquecem a todos. As mesmas mãos que sutilmente tocam o próximo, num grande abraço fraterno, aproximam os corações e o calor humano se instala feito uma chama quente de uma lareira qualquer. Esta é a recepção da Seara de Jesus.

Junte-se, pois aos diferentes trabalhos que podem ser feitos por todos cristãos.