SABEDORIA E PRUDÊNCIA

SABEDORIA E PRUDÊNCIA

30/01/2023 Amor e Luz 0

Parte 2 – CONTINUAÇÃO DA SEMANA ANTERIOR

Tantas são as pessoas que se deixam acompanhar pelos devaneios trazidos pelas frustrações, tantas são aquelas que perdem boa parte de seus dias embaraçadas pelas mágoas e inveja. Quantas são aqueles que passam por nós sem ao menos dar-se trabalho de olhar em nosso rosto, quantos vivem imprudentemente.

Buscar o conhecimento e o entendimento, dois conceitos muito diferentes um do outro, são conselhos dignos de serem seguidos por todos os que desejarem ser sábios de coração, não sendo levados como folhas secas soltas pelo ar.

A sabedoria, aquela que nos ensina a importância de viver prudentemente, não é encontrada no estudo empenhado de livros, ela procede do coração de cada um de nós. Dado que difere em muitos aspectos do conceito que temos de Inteligência.

Para ser sábio, o coração não poderá permitir-se satisfazer todas as suas fantasias de felicidade, dado que são fantasias e inexistem no mundo real conhecido pelo sábio de coração.

O sábio entende que do mesmo modo que um coração que zela pelo conhecimento conduz à vida. Um coração insano traz sofrimentos, perdas irreparáveis e muita dor.

Viver prudentemente é analisar diariamente todos os conteúdos que povoam a nossa mente, pois se damos moradia a pensamentos maus, logo estes habitarão o coração e, como consequência, regerão todos os nossos caminhos, fazendo-nos tropeçar pelas muitas pedras de um caminho tortuoso.

A prudência nos ensina que não podemos fugir de nos mesmos, dos nossos temores, mas, antes é necessário encarar os nossos mais altivos pensamentos e desejos oriundos de um coração que a cada dia tem algo novo para aprender e ensinar.

Um coração prudente sabe que o conhecimento e a sabedoria precisam ser buscados com mais força do que a busca pelo ouro tem sido hoje, busca esta que tem sido a causa de tantas lágrimas que correm como rios dos olhos de muitas pessoas.

Não há segredos que não podem ser desvendados pelos sábios que conseguiram e conseguem ater o coração e a mente às palavras que produzem sabedoria.

A companhia dos sábios deve ser mais desejada que a companhia do dinheiro e da exaltação.

Infelizmente esses valores têm sido perdidos, busca-se o valor monetário em detrimento do valor moral. Há empenho em conquistar fama e não necessariamente pessoas. Há desejo por ensinar sem nunca antes ter-se aprendido nada.

Vida com prudência requer comprometimento análise anterior, fidelidade aos bons princípios, não consentimento com o erro, tolerância entre todos. Uma vida regida pela prudência será lembrada e desejada por todos que tiveram a felicidade e privilégio de conhecê-la e, mesmo na partida, ainda haverá menção honrosa sobre ela.

Erika de Souza Bueno

Professora de Língua Portuguesa