JESUS, O CRISTO

JESUS, O CRISTO

23/12/2021 Juventude 0

Jesus orava em particular, enquanto seus discípulos o aguardavam. Ao término da oração, Jesus perguntou:

– Quem as pessoas dizem que eu sou?

Os discípulos responderam:

– Alguns dizem que você é João Batista. Outros que você é Elias. E, ainda outros, que você é um dos profetas do passado que ressuscitou.

– E vocês, o que dizem? – perguntou Jesus – Quem vocês dizem que eu sou?

Pedro respondeu de imediato:

– O Cristo de Deus!

Jesus, então, pediu claramente para que os discípulos não contassem isso para ninguém. Ele explicou o motivo:

– Antes é necessário que eu sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos doutores da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia.

Jesus, portanto, deixa claro que ele é o Cristo, o Messias que viria libertar o povo.

Hoje, o que poucos sabem é o significado dessas três palavras: Cristo, Messias e libertação.

Cristo significa ungido. Unção é o ato de passar óleo em alguém. Esse ato só era realizado em pessoas instituídas de grande autoridade, por ser uma tradição muito cara. Metaforicamente, uma pessoa ungida é uma pessoa investida de autoridade, uma pessoa com a qual as demais devem ter um respeito profundo pela sua sabedoria.  

Jesus, o Cristo, é o ser de maior autoridade moral que já pisou na terra. Jesus, o Ungido, é o mais sábio que já esteve presente entre nós.

Messias significa prometido. Na tradição judaica, havia a esperança de que O Prometido, O Messias, nasceria para libertar e redimir a humanidade. O problema é que eles esperavam que a libertação fosse no sentido econômico e militar em relação a Roma. Jesus era, sim, O Prometido, O Messias, O Libertador, mas não da forma como muitos imaginavam.

Liberdade significa paz de espírito. Liberdade não é, e nunca foi, fazer o que se deseja, da forma como se deseja, no momento em que se deseja. Liberdade é ter consciência de que se é um espírito imortal reencarnado para evoluir e que, para isso, é necessário amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Liberdade, portanto, é não ser apegado à matéria, aos bens terrenos. Liberdade é viver rumo ao crescimento espiritual.

Jesus, o Ungido, o Prometido, foi o homem mais livre da humanidade porque viveu ensinando e exemplificando o amor a Deus e ao próximo.

Deixou que matassem seu corpo físico para provar a existência (e a liberdade) do espírito imortal, enquanto filho de Deus.

Perdoou os seus algozes por amor ao próximo.

Liberto da matéria, voltou ao convívio dos seus discípulos por amor à humanidade.

Jesus Cristo, nosso Messias, viveu o amor para nos ensinar a sermos livres da matéria.

Jovem! Lute pela verdadeira liberdade: a do espírito imortal que ama o próximo como a si mesmo, em respeito a Deus, nosso Pai. O Evangelho é o roteiro para essa liberdade. Em qualquer lance de sua vida, recorra a esse roteiro, ensinado por nosso Messias, Jesus, o Cristo.

Vinicius Del Ry Menezes